Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
09/2016
Veja este e-mail no seu browser
 English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Timor-Leste abriu porta da Ásia aos parceiros da CPLP in Observatório da Língua Portuguesa
Empresa de Hong Kong paga primeira parcela de negócio da madeira em Moçambique in Macauhub
Petrobras contrai empréstimo de 10 mil milhões de euros à China in Macauhub
Repsol vende parques eólicos a chineses in Dinheiro Vivo
Preços do petróleo sobem 3% com medidas económicas da China in Globo
China vai contratar 120 treinadores estrangeiros in Sapo Desporto
Curso CCILC-CEGE "Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China" AQUI
Almoço diplomático: Portugal-United Kingdom-China " How will our futures be aligned?" | 16 de Março AQUI
Conferência "O Turismo Chinês em Portugal" | 3 de Março AQUI
How to Prepare for Trade Fairs in China: Selection Advice, Negotiation Tips and IP Protection | 2 de Março AQUI
3º Encontro de Desenvolvimento Empresarial - AERLIS | 17 de Março AQUI
Almoço com a Comissária da União Europeia para o Comércio | 25 Fevereiro AQUI
China International Organic and Green Food Industry Expo 2016 | 14-16 Abril AQUI
LPS Beijing 2016 – Feira de Imobiliário de Luxo | 22-24 Abril AQUI
XIII Feira Internacional das PME na China | 10-13 Outubro AQUI
Hamburg Summit: China meets Europe | 20 Outubro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Empresa chinesa coopera na construção de gasoduto em Moçambique  

Empresas públicas e privadas de Moçambique, África do Sul e da China assinaram um acordo de cooperação que se centra na construção de um gasoduto de grande diâmetro com uma extensão de 2600 quilómetros e um custo de 6 mil milhões de dólares, informou a sul-africana SacOil.

Os signatários deste acordo foram a estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), a Profin Consulting, um consórcio privado moçambicano, a empresa sul-africana SacOil Holdings Limited (SacOil) e a China Petroleum Pipeline Bureau, uma subsidiária da China National Petroleum Corporation (CNPC) especializada na construção de oleodutos e gasodutos.

Leia notícia na íntegra in Macauhub

Secretário de Estado da Indústria visitou Macau  

O secretário de Estado da Indústria de Portugal, João Vasconcelos, disse ontem que a visita ao território permitiu-lhe estreitar novas áreas de cooperação com Macau, nomeadamente no sector tecnológico e científico. “É um esforço que temos de fazer para mostrar um novo Portugal em Macau: uma nova economia, novos empreendedores, aposta na tecnologia, na ciência, através de ‘startups’ e de jovens empresas”, disse, convicto de que se trata de uma realidade ainda “muito desconhecida em Macau”.

Leia notícia na íntegra in Jornal Tribuna de Macau

Chineses a caminho do DN e JN  

Daniel Proença de Carvalho, presidente do Conselho de Administração da Global Media, estará a preparar a entrada de investidores chineses no grupo que detém o ‘Diário de Notícias’, o ‘Jornal de Notícias’ e a rádio TSF .

Ao que o CM apurou, o advogado terá apresentado, há cerca de um mês, durante uma reunião do conselho de administração da empresa, um plano para a venda da participação do Novo Banco (15%) e do BCP (15%) no grupo de media a um fundo de investimento chinês.

Leia notícia na íntegra in Correio da Manhã

Neeleman: HNA Group fica com 10% a 13% da TAP  

Esta segunda-feira, em declarações à Lusa, Neeleman garantiu que o grupo chinês acabará por ficar "indirectamente com 10% a 13% da TAP", que o anúncio desta participação deve acontecer "ainda este ano" e que os pormenores da rota com a China "deverão ser conhecidos na mesma altura."

Momentos antes, durante uma conferência de imprensa no Aeroporto Internacional JFK, David Neeleman esclareceu como é que os chineses vão entrar no capital da empresa. "Como nós informámos, os chineses investiram na Azul [companhia aérea de David Neelman] e a Azul vai fazer o investimento na TAP. As acções que eles vão ter serão através do investimento da Azul na TAP", disse. "Eles estão muito animados com isso, vai ser óptimo para eles", garantiu Neeleman.

Leia notícia na íntegra in Jornal de Negócios

Airbus agarra China com nova
fábrica em Pequim 
 

A fabricante europeia de aviões anuncia esta quarta-feira a abertura de uma nova fábrica de montagem de aviões na China. A infraestrutura, localizada em Tianjin, a poucas horas de distância de Pequim, vai ser responsável pela pintura e colocação dos interiores dos aviões A330, que serão montados na base em Toulouse.

A cerimónia de lançamento da construção junta, esta quarta-feira, vários elementos do governo chinês e da Airbus e promete lançar as bases para relações mais estreitas no futuro, afirmou Fabrice Bregier, CEO da Airbus, num encontro com jornalistas.
 
Leia notícia na íntegra in Dinheiro Vivo

Bolsas asiáticas sobem após iniciativas de Pequim  

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, após iniciativas de Pequim de ampliar os estímulos monetários e de tentar fortalecer o iuane por meio da taxa de paridade, e apesar de novos indicadores decepcionantes de atividade econômica da China.

Ontem, o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) anunciou uma nova redução nos compulsórios bancários, de 0,50 ponto porcentual, liberando bilhões de iuanes em liquidez para que bancos comerciais os repassem na forma de empréstimos.

Leia notícia na íntegra in Exame

China compromete-se no G-20 a não desvalorizar yuan  

A China saiu da reunião do G-20, realizada neste fim de semana, com um novo voto de confiança dos principais parceiros comerciais globais, ao anunciar que não vai desvalorizar significativamente o yuan.

O premiê chinês Li Keqiang e o presidente do banco central do país, Zhou Xiaochuan, atuaram para dissipar as preocupações entre os ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G-20, de que a sua estratégia econômica depende do corte da taxa de câmbio do yuan.

Leia notícia na íntegra in Jornal do Comércio

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.