Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
10/2016
Veja este e-mail no seu browser
 English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Discussão da lei de proteção contra concorrência desigual na China in CCILC
Embaixador de Portugal em Pequim espera que reformas chinesas obtenham sucesso in CRI
Indústria da aviação aposta na China in Dinheiro Vivo
China apoia realização da 5º conferência ministerial do Fórum Macau in Macauhub
Netflix não desiste da China in DN
População de Macau atinge 646,8 mil pessoas in Macauhub
Curso CCILC-CEGE "Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China" AQUI
Curso tecnológico para empreendedores: Le Wagon - Fábrica de Start-ups | 27 de Junho AQUI
Almoço diplomático: Portugal-United Kingdom-China " How will our futures be aligned?" | 16 de Março AQUI
Clicksummit 2016 | 8-9 de Abril AQUI
3º Encontro de Desenvolvimento Empresarial - AERLIS | 17 de Março AQUI
China International Organic and Green Food Industry Expo 2016 | 14-16 Abril AQUI
LPS Beijing 2016 – Feira de Imobiliário de Luxo | 22-24 Abril AQUI
XIII Feira Internacional das PME na China | 10-13 Outubro AQUI
Hamburg Summit: China meets Europe | 20 Outubro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Grupo chinês organiza consórcio de empresas para investir em Angola  

O grupo Wahaha, com sede em Hangzhou, província de Zhejiang, vai organizar um consórcio de empresas privadas chinesas para investir em África em geral e em Angola em particular, afirmou segunda-feira em Pequim o presidente executivo.

Zong Qinghou disse num painel realizado no decurso do Congresso Nacional Popular ter sido recebido pelo Presidente de Angola e por diversos ministros que, “de uma forma cordial, convidaram as empresas de Zhejiang a investir no país.”

Leia notícia na íntegra in Macauhub

Huawei faz doação a Moçambique para formação profissional   

 O grupo chinês Huawei doou 100 mil dólares a Moçambique para a conclusão do projecto de construção da Escola Profissional de Muanza, na província central de Sofala, em cerimónia ocorrida segunda-feira em Maputo.

A doação foi entregue pelo embaixador da China em Moçambique, Su Jian, ao ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, de acordo com a agência noticiosa AIM.

Leia notícia na íntegra in Macauhub

Importações de minério de ferro da China sobem 8%  

 As importações de minério de ferro da China subiram 8,3 por cento em fevereiro, na comparação com um ano antes, para 73,61 milhões de toneladas, segundo dados divulgados nesta terça-feira, à medida que grandes mineradoras aumentaram as exportações para ganhar participação de mercado no maior consumidor mundial.

As importações subiram 6,4 por cento no primeiro bimestre, para 155,8 milhões de toneladas, mostraram dados da Administração Geral da Alfândega.

Leia notícia na íntegra in Exame

EDP reduz passivo com venda de ativos à China Three Gorges  

O grupo EDP vai prosseguir este ano com uma política de venda de activos, sobretudo ao seu principal accionista, a China Three Gorges (CTG), a fim de reduzir o seu nível de endividamento, revelou o presidente do grupo.

Perto de 392 milhões de euros serão encaixados com a venda à CTG de 49% da operação na Polónia e Itália, mas a alienação de activos ascenderá em 2016 a 500 milhões de euros, disse ao semanário Expresso António Mexia, presidente da EDP.

Leia notícia na íntegra in Macauhub

CPLP: Angola na 2º posição no comércio com a China

Segundo a Embaixada de Angola na China, numa nota a que a Angop teve acesso, o referido valor resultou de vendas chinesas no montante de 3 722 milhões de dólares (-37,71%) e importações que atingiram 15 983 milhões  dólares (-48,60%).

O documento refere que as trocas com o Brasil, o principal parceiro comercial da China em termos mundiais, caíram 17,37% para 71 808 milhões de dólares, com a China a vender ao Brasil bens no valor de 27 482 milhões de dólares (-21,47%) e a comprar mercadorias cujo valor ascendeu a 44 380 milhões de dólares (-14,61%).

Leia notícia na íntegra in Angop

Empresário da Figueira da Foz acumula 5 hotéis na China  

Foi depois de casar com uma cidadã chinesa, que o empresário começou a procura de oportunidades naquele país. Começou no final de 2012 e "pouco tempo depois tinha o hotel", contou ao Negócios. Escolheu instalar as suas unidades nas "water towns" chinesas, nos arredores de Xangai: pequenas cidades, com milénios de história, que são mesmo usadas para gravar cenas de filmes. Uma das ofertas que tem para os clientes é precisamente a possibilidade de fazerem sessões fotográficas envergando roupas tradicionais.

Leia notícia na íntegra in Jornal de Negócios

China prevê crescer entre 6,5 a 7 por cento

China, a segunda economia mundial, espera que o seu Produto Interno Bruto (PIB) cresça este ano entre 6,5 e 7 por cento, segundo as linhas gerais do XIII Plano Quinquenal 2017-2020.

As linhas gerais do XII Plano Quinquenal chinês estão a ser apresentadas pelo primeiro-ministro Li Keqiang à Assembleia Nacional Popular (ANP), o órgão máximo legislativo chinês, cuja reunião anual arrancou hoje.

Leia notícia na íntegra in Expresso

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.