Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
08/2016
Veja este e-mail no seu browser
 English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Almoço diplomático com os Embaixadores do Reino Unido e da China no dia 16 de Março in CCILC
China criará mais laboratórios de inovação para servir economia real in CRI
Relatório EUCCC "Overcapacity in China: An Impediment to the Party’s Reform Agenda" in CCILC
Brasileira Embraer assina acordo com Chinesa Guizhou Airlines in Macauhub
ZTE ganha prémio de "melhor avanço na tecnologia móvel" in CRI
G20 reunido para discutir economia da China, EUA e o petróleo in RTP
EUA e Rússia ultrapassados pela China no mercado de armamento mundial in Notícias ao Minuto
China foi o maior comprador de empresas dos EUA in Correio da Manhã
Curso CCILC-CEGE "Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China" AQUI
Curso CCILC - Sala d´aula "Mandarim A1-1" AQUI | Inscrições até Fevereiro 2016
How to Prepare for Trade Fairs in China: Selection Advice, Negotiation Tips and IP Protection | 2 de Março AQUI
Conferência "O Turismo Chinês em Portugal" | 3 de Março AQUI
3º Encontro de Desenvolvimento Empresarial - AERLIS | 17 de Março AQUI
Almoço com a Comissária da União Europeia para o Comércio | 25 Fevereiro AQUI
China International Organic and Green Food Industry Expo 2016 | 14-16 Abril AQUI
LPS Beijing 2016 – Feira de Imobiliário de Luxo | 22-24 Abril AQUI
XIII Feira Internacional das PME na China | 10-13 Outubro AQUI
Hamburg Summit: China meets Europe | 20 Outubro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Lisboa acolhe 6 grandes conferências sobre a China 

A palestra realizada no CCB, e dedicada à "Reforma, Transformação e Perspetiva da Economia Chinesa", faz parte de um ciclo de seis conferências coorganizadas ao longo de 2016 pela embaixada da China e pelo Instituto Diplomático.

Numa sessão que teve como anfitrião o embaixador Cai Run, foi apresentado o logótipo do ciclo de conferências, cujo objetivo é reforçar o entendimento entre dois países que, como notou o diplomata, se conhecem há cinco séculos. Entre os presentes estavam Rocha Vieira, antigo Governador de Macau, António Vitorino, antigo comissário europeu, Nuno Amado, presidente do Millenium BCP, e Jorge Braga de Macedo, antigo ministro das Finanças.

Leia notícia na íntegra in DN

China apela ao diálogo com a UE para solucionar disputas no setor do aço

"Temos que nos sentar e falar sobre isso", disse o ministro do Comércio da China, Gao Hucheng, durante uma conferência de imprensa em Pequim, defendendo também o direito do seu país de responder às acusações por parte das empresas europeias.

Representantes do setor siderúrgico na Europa saíram na semana passada às ruas em Bruxelas para protestar contra a prática de `dumping` pela China (produção subsidiada que mantém o preço abaixo do custo de fabrico). A Comissão Europeia colocou já em marcha investigações sobre três produtos siderúrgicos importados do país asiático, para determinar se foram introduzidos no mercado comunitário recorrendo a concorrência desleal.

Leia notícia na íntegra in RTP

Investimento Chinês acelera recuperação económica de Portugal 

Portugal tem suportado alguns anos muito difíceis, fruto da crise financeira, mas o país tem mostrado sinais de recuperação em anos recentes. Uma das razões para tal, é o investimento direto Chinês por terras lusas.

Apenas três países na União Europeia (UE) receberam mais investimento proveniente da China do que Portugal no ano transacto, e os economistas acreditam que as parcerias encetadas entre os dois países continuarão a aumentar nos próximos anos. Apesar de Portugal contar apenas 1,3% da economia da UE, Sérgio Martins Alves, Secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, acredita que o país tem uma série de elementos atrativos para os investidores. 

Leia notícia na íntegra in CCTV

Evento: "Fórum de Cooperação para o Desenvolvimento China-Lusofonia-Ibero-América-Caribe"

No próximo dia 25 de Fevereiro, realiza-se em Lisboa, no Hotel Myriad Sana, o â€œFórum de Cooperação para o Desenvolvimento China-Lusofonia-Ibero-América-Caribe”, organizado pela Associação China-Lusofonia-Ibero-América-Caribe, que terá como objetivo, estabelecer uma plataforma de comunicação e cooperação às empresas Chinesas, Lusófonas e Ibero-Americanas.

O evento constitui uma excelente oportunidade para expandir a rede de networking e aprender com oradores de renome da China, países Lusófonos e Ibero-Americanos, com informações privilegiadas sobre a actualidade de negócios entre os vários países em destaque. O fórum contará também com a participação da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa através do Secretário-geral, Sérgio Martins Alves, que será orador no painel da manhã (O Investimento da China no Exterior nos Últimos Anos), com o tema Portugal-China: Oportunidades & Desafios.

Leia notícia na íntegra in CCILC

Neeleman quer ligação da TAP entre Portugal e China este ano  

A nova rota acontece em resultado da entrada da chinesa Hainan Airlines no consórcio que comprou a participação na TAP. No memorando de entendimento que fechou a recompra de ações pelo Estado (que ficou com 50% da TAP), assinado entre o Governo e o consórcio privado Atlantic Gateway, lê-se que "o Estado português autoriza desde já a entrada no capital social da Atlantic Gateway pela HNA, em percentagem a acordar entre os acionistas da Atlantic Gateway e a HNA".

Em declarações à Lusa, Neeleman garantiu que o grupo acabará por ficar "indiretamente com 10% a 13% da TAP", que o anúncio desta participação deve acontecer "ainda este ano" e que os pormenores da rota com a China "deverão ser conhecidos na mesma altura."

Leia notícia na íntegra in RTP

China confiante na recuperação do comércio exterior em 2016 

O volume total de exportação e importação de comercio exterior da China em 2015 sofreu uma queda considerável e os dados publicados em janeiro de 2016 mostraram que a situação ainda irá se agravar. Porém o ministro do Comércio da China, Gao Hucheng revelou que a economia atingiu uma nota satisfatória no ano passado, e que é preciso uma atitude objetiva para analisar a conjuntura do comercio exterior da China com base no contexto global. 

Mesmo que o comércio exterior da China tenha despencado no ano passado, o ministro chinês enfatizou que o país conseguiu manter sua posição como gigante no setor de comércio de commodities e exportação.

Leia notícia na íntegra in CRI

Macau cria comissão para aprofundar ligação dos países de língua Portuguesa

O governo de Macau criou uma Comissão para o Desenvolvimento da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, de acordo com um despacho executivo publicado segunda-feira no boletim oficial.

A criação desta comissão visa, de acordo com o despacho, uma “integração dos vários serviços e entidades da Administração Pública envolvidos, no sentido de reunir amplamente os conhecimentos e, em conjunto, avançar em direcção aos objectivos traçados no âmbito da construção da plataforma em causa.”

Leia notícia na íntegra in Macauhub

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.