Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
22/2016
Veja este e-mail no seu browser
 English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Mercado acionista chinês fecha em alta in CRI
Hong Kong em primeiro lugar no ranking de competitividade mundial 2016 in CRI
China desafia Disney com mega-parque de diversões in Euronews
Angola adjudica empreitadas a empresas da China in Macauhub
Benfica vendeu nome do Estádio da Luz a chineses por 100 milhões de euros in Sapo
China desenvolve submarino capaz de descer 11 km de profundidade in BBC
Curso de Pós-Graduação em International Business - ISEG/CEGE | Inicio de Setembro AQUI
Curso tecnológico para empreendedores: Le Wagon - Fábrica de Start-ups | 27 de Junho AQUI
I Fórum Económico Portugal-China | CCILC- Fundação AIP | 15 e 16 Novembro AQUI
China International Fair for Investment and Trade 2016 | 8 a 11 Setembro AQUI
Missão Empresarial na China - MIF 2016 e II Fórum dos Jovens Empresários China-PLP (AJEPC) | Outubro 2016 AQUI
1º Encontro Anual do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas | 25 e 26 Junho AQUI
Network for Africa "Business & Culture Development" : Participação da CCILC | Nova data - 17 a 19 de Junho AQUI
LINKINGplus 2016 | 7 a 8 Novembro AQUI
Almoço-debate "Bexit/Bremain: O Impacto nas Relações em toda a Europa" | 7 de Junho AQUI
Exibição "Global by Design: Chinese Ceramics from the R. Albuquerque Collection" | 25 Abril - 7 Agosto AQUI
3º Encontro Ourém-Minas Gerais (Missão Empresarial) - 29 de Junho a 2 de Julho AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Após o sucesso das passadas edições, a CCILC irá realizar a 3ª Gala Portugal-China para a entrega dos Prémios de Mérito Empresarial, distinguindo as entidades que mais contribuíram para o reforço das relações económicas e comerciais entre Portugal e China.

Este evento terá lugar no próximo mês de Novembro e inicia hoje o processo de votação/nomeação das empresas candidatas, escolhidas por todos os nossos associados.

A Gala estará inserida no 1º Fórum Económico Portugal-China, um evento de dois dias, que integra ainda uma Feira de Comércio e Investimento e Conferência de Negócios.

Mais informações em CCILC

China Development Bank visita o Porto de Sines

Por iniciativa do China Development Bank, foram recebidos hoje no porto de Sines elementos daquele banco estatal chinês.O objectivo desta delegação foi tomar conhecimento dos investimentos que se perspectivam para o porto de Sines. O China Development Bank é uma instituição detida pela República Popular da China que fomenta o financiamento de infra-estruturas nacionais, indústrias de base, sectores emergentes e projectos prioritários chineses.

Mais informações em Económico

CTG em Lisboa para assinar novo acordo com a EDP

A cerimónia foi curta, mas carregada de simbolismo. Na sexta-feira à tarde, a EDP e a sua principal acionista, a China Three Gorges (CTG), assinaram um memorando que marca uma nova fase na relação entre as duas empresas. Ou seja, vão investir mais dinheiro além do que o que ficou acordado na privatização há quatro anos. Mas aproveitaram a ocasião para relembrar o Governo português que a venda da elétrica não foi importante só para empresa – que ganhou músculo financeiro – mas também para o país. 

Mais informações em Dinheiro Vivo

ANAC informada da intenção de lançamento da rota Portugal-China

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) já teve conhecimento pela sua congénere chinesa da intenção de a Capital Airlines, transportadora detida pelo Grupo Hainan Airlines (HNA) – accionista do consórcio Gateway Atlantic –, passar no final deste ano a operar voos directos entre a China e Portugal, mas ainda não recebeu o pedido de autorização por parte da companhia aérea.

Mais informações em Jornal de Negócios

Huawei forma quadros técnicos de Moçambique

O grupo Huawei Technologies, com sede em Shenzhen, vai reforçar a sua presença em Moçambique, através de acções de formação cada vez mais avançadas em tecnologias de informação e comunicação, disse recentemente o vice-presidente do grupo, Guo Tian Min. Citado pelo matutino Notícias, de Maputo, Guo disse ainda que a iniciativa que está a ser levada em colaboração com o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, denominada “Sementes de Moçambique para o Futuro”, vai continuar a ser executada e com a incorporação de módulos cada vez mais avançados.

Mais informações em Macauhub

Air France vende 49,99% da Servair aos chineses da HNA

A companhia aérea francesa Air France informou nesta segunda-feira (30) que entrou em um acordo com o grupo chinês HNA para a venda de 49,99% de sua unidade de serviços de bordo Servair, que oferece alimentos e limpeza. A transação inclui a transferência da participação da Servair e de seu controle operacional para a HNA, em uma oferta avaliada em 475 milhões de euros. A Servair já havia recebido outras propostas para a venda, mas a decisão de vender a fatia para a chinesa HNA tem como foco elevar o padrão dos serviços, segundo a Air France.

Mais informações em UOL

Xi Jinping estabelece objetivos nas áreas da ciência e tecnologia

O presidente chinês Xi Jinping estabeleceu o objetivo de a China se tornar uma importante potência em ciência e tecnologia (C&T) até o meio deste século ao discursar na principal conferência do setor nesta segunda-feira. A China deve se estabelecer como um dos países mais inovadores até 2020 e um inovador líder até 2030, antes de alcançar o objetivo de se tornar uma potência líder do mundo em C&T até o centenário da fundação da República Popular da China em 2049, afirmou Xi.

Mais informações em People

Atividade industrial da China estável em maio 

A atividade da indústria manufatureira (PMI, na sigla em inglês) da China manteve-se estável em maio, sem oscilações face ao mês anterior, segundo dados do Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês. O índice que mede a atividade nas fábricas, oficinas e minas do “gigante” asiático fixou-se nos 50,1 pontos no mês passado, detalhou a mesma fonte, citada pela agência oficial chinesa Xinhua.

Mais informações em Observador

Banco asiático e europeu de investimento concordam em estreitar cooperação

O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII) e o Banco Europeu de Investimento (BEI) concordaram nesta segunda-feira em ampliar a cooperação para apoiar investimentos em projetos "estrategicamente importantes". As duas instituições assinaram um quadro de cooperação para expandir a parceria em áreas como financiamento conjunto de projetos de infraestrutura mundiais e o estabelecimento de um mecanismo de diálogo regular entre as duas entidades, de acordo com uma declaração lançada pelo BAII.

Mais informações em People

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.