Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
11/2016
Veja este e-mail no seu browser
 English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
China a grande potência mundial, "é um país a duas velocidades" - Ciclo das 6 grandes conferências sobre a China em Lisboa in Notícias ao Minuto
Entrevista a Choi Man Hin: Portugal continua a ser oportunidade para a China in OJE
Missão empresarial a Guizhou e relatório económico sobre a província in CCILC
Cinema luso em destaque no festival internacional de Hong Kong in Notícias ao Minuto
Soja quase duplica exportação de produtos agropecuários do Brasil para a China in Macauhub
Câmara de Comércio Angola/China constituída a 17 de Março in Macauhub
China faz reformas para integrar serviços como da Uber in Jornal de Notícias 
Curso CCILC-CEGE "Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China" AQUI
Curso de formação "China: Política e Cultura" CCILC-ISCSP | 5 Abril - 31 Maio AQUI
Curso tecnológico para empreendedores: Le Wagon - Fábrica de Start-ups | 27 de Junho AQUI
Clicksummit 2016 | 8-9 Abril AQUI
Maior aula de mandarim na Futurália (FIL) - Sala d´ aula | 16 e 18 Março AQUI
The 4th Annual CBBC China Business Conference | 22 Março AQUI
Conferência internacional "Exploring the China Dream" | 15-16 Agosto AQUI
AGRIbusiness 2016 | 10-13 Maio AQUI
3º Encontro de Desenvolvimento Empresarial - AERLIS | 17 de Março AQUI
China International Organic and Green Food Industry Expo 2016 | 14-16 Abril AQUI
LPS Beijing 2016 – Feira de Imobiliário de Luxo | 22-24 Abril AQUI
XIII Feira Internacional das PME na China | 10-13 Outubro AQUI
Hamburg Summit: China meets Europe | 20 Outubro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Anbang prepara investimento de 13 mil milhões nos EUA

A Anbang, seguradora chinesa que chegou a ser apontada como candidata à compra do Novo Banco, lidera um consórcio que está próximo de realizar o maior investimento de sempre de uma empresa da China nos EUA.

Segundo o jornal "China Daily", o consórcio, que inclui ainda o grupo privado de investimento norte-americano JC Flowers & Co e o chinês Primavera Capital Group, ofereceu 13.000 milhões de dólares (11.700 milhões de euros) pela rede de hotéis Starwood.

Leia notícia na íntegra in Económico

China aprova plano quinquenal que prevê crescimento de 6,5%

A Assembleia Nacional Popular da China aprovou esta quarta-feira, 16 de Março, o XIII plano quinquenal do país (2016-2020) que prevê que a segunda maior economia do mundo cresça, anualmente, entre 6,5% e 7%, nos próximos anos. 

Numa conferência de imprensa realizada no final da votação, o primeiro-ministro do país, Li Keqiang, garantiu que, se as reformas continuarem, a economia chinesa não vai sofrer uma "aterragem abrupta".

Leia notícia na íntegra in Jornal de Negócios

Porcelana chinesa feita para Portugal volta para casa  

O mercado da arte está em queda na China, mas continua o interesse pela porcelana para exportação, que os portugueses foram os primeiros a encomendar. A TEFAF, a mais importante feira de arte e antiguidades do mundo, abre esta sexta-feira.

Na China, escreve Clare McAndrew no relatório, a cerâmica teve um aumento de vendas de 690% na última década, enquanto o resto do mercado ficou por metade dessa taxa de crescimento. Em 2015, com uma presença de 35% no total do mercado, o sector teve, mesmo assim, um crescimento de 0,5%.

Leia notícia na íntegra in Público

Banco central da China afasta estímulos massivos  

O governador do banco central da China afirmou, este fim-de-semana, que não irá recorrer a estímulos excessivos para impulsionar a economia, considerando que o yuan está a voltar à tendência normal. 

A China não precisa de estímulos massivos para atingir o crescimento de 6,5% do produto interno bruto, disse Zhou Xiaochuan. A negociação da moeda está a regressar à tendência "normal, racional e relacionada com os fundamentais", considerou citado pela Bloomberg.

Leia notícia na íntegra in Jornal de Negócios

China garante estabilidade no sector imobiliário

O ministro da habitação chinês, Chen Chenggao, admitiu hoje que existem 739 milhões de metros quadrados em casas por vender no país, mas assegurou que o mercado se mantém estável, face ao rápido êxodo rural.

O ministro previu que o avanço do setor imobiliário registado em 2015, de 14%, após ter recuado 7% em 2014, se mantenha este ano.

Leia notícia na íntegra in RTP

China destaca relação "sem rivalidades" com a UE  

Houve "alterações positivas, que não se tratam de um fenómeno temporal, mas antes de uma escolha inevitável", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, referindo-se à postura dos líderes europeus para com a China.

Numa conferência de imprensa realizada em paralelo à sessão anual da Assembleia Nacional Popular chinesa, em Pequim, Wang disse que a Europa "vê hoje o desenvolvimento e a ascensão da China de forma mais objetiva e razoável".

Leia notícia na íntegra in RTP

Projeto sino-angolano em Angola colhe mais de 1200 toneladas de arroz

A primeira fase de um projecto sino-angolano de produção de arroz em grande escala na província do Uíge deverá registar uma produtividade de duas toneladas por hectare e uma colheita de mais de 1200 toneladas, afirmou quinta-feira o director do projecto.

Esta exploração agrícola, localizada no município do Sanza Pombo, é uma parceria entre a empresa pública angolana Gesterra – Gestão de Terras Aráveis e a empresa chinesa CITIC International Contracting Co., subsidiária do grupo estatal CITIC.

Leia notícia na íntegra in Macauhub

China e Brasil bem posicionados para impulsionar agricultura em África

A China e o Brasil são dois países que estão bem posicionados para impulsionar a agricultura em África, sector cujo crescimento é encarado como vital para o desenvolvimento do continente, de acordo com analistas.

Um artigo publicado na semana passada pelo Institute for Development Studies aponta como indicação do “aumento da influência da China e do Brasil em África” a recente abertura do escritório de Joanesburgo do Novo Banco de Desenvolvimento, anteriormente conhecido por Banco de Desenvolvimento dos BRICS, que deverá começar a conceder crédito já em Abril.

Leia notícia na íntegra in Macauhub

Loja das Conservas abre loja em Macau  

A Loja das Conservas abre este mês um espaço em Macau, mercado onde o peixe português em lata deu à costa há largos anos, dando assim o salto para fora da Europa e piscando o olho à China.

Marcada para o próximo sábado, dia 26, a inauguração oficial em Macau constitui uma dupla estreia para a Loja das Conservas: vai ser a primeira loja fora de Lisboa e o primeiro espaço fora da Europa (existem apenas ‘corners’ em cidades como Paris ou Viena).

Leia notícia na íntegra in Jornal de Negócios

Guangzhou Evergrande é o clube mais valioso do mundo  

O clube chinês pentacampeão (e detentor de duas edições da Liga dos Campeões da Ásia) Guangzhou Evergrande, treinado por Luiz Filipe Scolari, é o mais valioso do mundo. Supera outros emblemas em termos do seu valor no mercado de ações como Manchester United ou Real Madrid. A notícia foi dada pela agência noticiosa chinesa Xinhua, avaliando o Evergrande em cerca de 3,4 mil milhões de euros em capitalização bolsista.

Leia notícia na íntegra in Jornal I

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.