Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
17/2016
Veja este e-mail no seu browser
 English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Portugal aposta nas redes sociais para atrair visitantes chineses in Forum Macau
Exportações de vestuário crescem 7,2% in OJE
Associação Portuguesa de Cortiça lança campanha internacional de 7,8ME in RTP
China elabora série de medidas para impulsionar comércio externo in CRI
FMI acolhe medidas tomadas pela China para diminuir riscos de dívidas das empresas in CRI
China aumenta gastos com cultura em 2015 in CRI
Macau recebe 7,45 milhões de visitantes no 1.º trimestre in Macauhub
Linhas de crédito da China permitem construir pólos industriais em Angola in Macauhub
Curso Smart Mandarim e Integração Sociocultural - Sala d`aula | 30 Abril AQUI
Curso tecnológico para empreendedores: Le Wagon - Fábrica de Start-ups | 27 de Junho AQUI
I Fórum Económico Portugal-China | CCILC- Fundação AIP | 15 e16 Novembro AQUI
Happy Conference 2016: The Power to Connect – Inspire, Involve and Make Great Things Happen | 10 Maio AQUI
Network for Africa - Business & Culture Development: Com a presença da CCILC | 27 a 29 Maio AQUI
119º Feira de Cantão | 15 Abril - 5 Maio AQUI
Exibição "Global by Design: Chinese Ceramics from the R. Albuquerque Collection" | 25 Abril - 7 Agosto AQUI
China Beijing International Fair for Trade in Services | 28 Maio - 1 Junho AQUI
3º Encontro Ourém-Minas Gerais (Missão Empresarial) - 29 de Junho a 2 de Julho AQUI
2ª edição do "Maritime Silk Road Port International Cooperation Fórum | 11 Julho AQUI
XIII Feira Internacional das PME na China | 10-13 Outubro AQUI
Hamburg Summit: China meets Europe | 20 Outubro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI



Especial China 2016
CCILC - Jornal Expresso

Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, em colaboração com o Jornal Expresso, lança a nova edição do caderno Especial China, que estará nas bancas no próximo dia 4 de Junho. Os associados da CCILC beneficiam de 30% desconto em todas as modalidades de participação. Ainda assim, esta publicação está aberta a todas as empresas que pretendam promover a sua marca e produtos num dos mais conceituados jornais portugueses.

Contamos com a sua participação!

Mais informações em CCILC

China acredita que Portugal pode ser entrada de mercadorias na União Europeia

“Portugal é porta de entrada para a Europa e Oceano Atlântico. A cooperação pode ser reforçada na área das infraestruturas. Nesta estratégia há vários projectos importantes”, disse Cai Run durante um almoço-debate promovido pelo International Club of Portugal, referindo-se à iniciativa estratégica “Uma Faixa, Uma Rota”.

Cai Run recordou que o comércio entre os dois países “cresceu 8,58 por cento em 2015 quando comparado com 2014”.

O diplomata revelou igualmente que Portugal já recebeu “mais de sete mil milhões de euros de investimento chinês, o quinto maior destino de investimento chinês na Europa”.

A “cooperação trilateral” entre a China, Portugal e os países de língua portuguesa foi também salientada por Cai Run, nomeadamente a importância da 5.ª conferência ministerial do Fórum de Macau, que se realiza no terceiro trimestre deste ano na Região Administrativa Especial chinesa e que vai juntar altos representantes da China e dos países de língua portuguesa em contactos oficiais e empresariais em Macau.

Leia notícia na íntegra in Macauhub

“Portugal é pouco conhecido na China”

Multiplicar por 10 as exportações de vinhos portugueses para a China no espaço de cinco anos é o que promete Rita Jia, diretora geral da Interwine, a feira internacional de vinhos e bebidas espirituosas de Guangzhou.

Apostada em conquistar uma presença crescente de produtores portugueses no certame, que conta com quase 700 expositores e mais de 40 mil visitantes, Rita Jia reuniu (...) com representantes do Ministério da Economia e da AICEP, aos quais apresentou um plano de promoção dos vinhos portugueses.

Leia notícia na íntegra in Dinheiro Vivo

Área dos seguros é "próximo alvo do capital chinês"

As empresas chinesas anunciaram, desde o início de 2015 até à data, nove operações de fusão e aquisição de seguradoras estrangeiras, colocando aquele setor como o "próximo alvo do capital chinês", noticia (...) a imprensa estatal.

No conjunto, os negócios ascendem a 8,4 mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros), um acréscimo de 280%, face a 2014, segundo dados da consultora Dealogic, citados pelo jornal oficial China Daily.

"A tendência evidencia a ambição de conglomerados chineses ricos, como a seguradora Anbang e o grupo Fosun International, em construir um império de investimentos focado no setor dos seguros", destaca o artigo.

Leia notícia na íntegra in Lusa

Macau quer aumentar em 10% trocas comerciais com países da lusofonia

O Governo de Macau quer ver o valor total das trocas comerciais com os países de língua portuguesa subir 10% até 2020, em relação aos cerca de 66 milhões de euros registados em 2015.

Este é um objetivo estabelecido no primeiro Plano Quinquenal de Macau, que foi apresentado mas que só será final após dois meses de consulta pública.

A relação com os países lusófonos é destacada no documento, com o Governo da Região Administrativa Especial chinesa a indicar que irá «estabelecer um programa de formação de quadros profissionais de língua portuguesa» e «incentivar um maior número de pessoas a obter certificação profissional relacionada com o português, bem como alocar adequadamente recursos e políticas preferenciais para formar quadros bilingues em chinês e português nas áreas linguística, financeira, jurídica e contabilística, e assegurar prioridade no emprego».

Leia notícia na íntegra in Dinheiro Digital

China responde por 13,8% das exportações globais e bate recorde dos EUA de 1968

A participação da China nas exportações globais subiu para 13,8% no ano passado contra 12,3% em 2014, mostraram dados sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Emprego. Trata-se da maior fatia detida por qualquer país desde os Estados Unidos em 1968.

O sucesso vai de encontro a previsões de que aumentos de custos do trabalho chinês e a alta de mais de 20% do yuan frente ao dólar na década passada levariam a China a perder fatia de mercado para rivais mais baratos.

Leia notícia na íntegra in UOL

Atelier dirigido por arquitecto português vence concurso internacional na China

Radicado na China desde 2011, o arquitecto português Élio Zorro lidera o atelier Carrier Johnson, que esta semana arrebatou, num concurso internacional, um grande projecto de habitação e comércio em Xi'an, região oeste do país.

Trata-se de quatro torres com uma área de construção de 85.000 metros quadrados, baptizadas de "Silver Sky Gardens" e inseridas num novo planeamento desenhado pela firma norte-americana F&M.

Leia notícia na íntegra in Público

Macau quer ser centro de formação de língua portuguesa na Ãsia

Macau quer assumir-se como um centro de formação de língua portuguesa na região da Ásia-Pacífico, disse esta sexta-feira o chefe do Governo do território, Fernando Chui Sai On.

Considerando que já há “uma certa base” no ensino do português, Chui Sai On afirmou que Macau “tem condições para ser uma base de formação” nesta área na zona da Ásia-Pacífico, dizendo que este é um dos objetivos estratégicos da região para os próximos anos.

O chefe do executivo de Macau considerou que é possível ir contratar mais professores em Portugal, sublinhando “o bom relacionamento” com Lisboa.


Leia notícia na íntegra in Observador

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.