Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
41/2016
Veja este e-mail no seu browser
English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Voo directo entre Portugal e China fechado durante a Visita Oficial in Expresso
Reportagem: Empresas portuguesas focam-se no mercado chinês in CCTV
Reportagem CCTV: António Costa fala das relações Portugal-China, a inovação e o futuro do futebol chinês in CCILC
Fórum Macau e estratégia "uma faixa, uma rota" têm objetivos semelhantes in Macauhub
Haitong e CDB querem construir Terminal 2 de Sines in DN
China Three Gorges compra produtora energética brasileira in Macauhub
Hong Kong é a economia mais livre do mundo pelo 22º ano consecutivo in People
I Fórum Económico Portugal-China | CCILC- Fundação AIP | 15-16 Novembro AQUI
China Hoje: A desafiar os limites - Museu Oriente | 28 Outubro -18 Dezembro AQUI
Expo Abreu - Mercado de Viagens de Inverno 2016 | 22-23 Outubro AQUI
120º Feira de Cantão | 15 Outubro - 4 Novembro AQUI
Dois Impérios Cinco Tempos - Museu Oriente | 1 Outubro - 26 de Novembro 2016 AQUI
Conferências PLMJ "OE 2017 e a Nova Tributação do Património" | 25 e 26 Outubro AQUI
Viagem empresarial a Shenzhen - SPI | 16 a 21 Novembro AQUI
Portugal Exportador 2016 |
23 Novembro AQUI
Missão Empresarial da União Europeia a Pequim | 23-25 Novembro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Primeiro-Ministro português apela a empresários chineses para criarem novos ativos em Portugal



O primeiro-ministro apelou este sábado diretamente aos líderes de alguns dos maiores grupos económicos chineses para entrarem num novo patamar de investimento em Portugal, criando agora "novos ativos", e destacou as potencialidades estratégicas do porto de Sines. 

António Costa falava em Pequim, no início de um pequeno-almoço com empresários chineses, entre os quais se encontravam praticamente todos os que já realizaram elevados investimentos em Portugal, como os líderes da Fosun (Guo Guangchang), da China Three Gorges (Lu Chun), da State Grid (Yang Qing), da Haitong (Qu Qiuping) e do Bank of China (Tian Guoli).

Mais informações em Expresso

António Costa defende junção de forças entre Portugal e a China no âmbito do espaço lusófono

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou-se esta terça-feira favorável a uma junção de “forças” entre Portugal e a China para a promoção de uma cooperação triangular com os restantes países lusófonos em áreas como a agricultura, infraestruturas e educação.

António Costa falava na cerimónia de abertura da 5.ª Conferência Ministerial do Fórum Macau para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, sessão cujo primeiro discurso foi proferido pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

Mais informações em Observador

CCILC defende atualização da parceria estratégica de 2005

O secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) disse à Lusa que as relações comerciais entre os dois países “estão francamente boas” e defendeu que a parceria estratégica global assinada em 2005 poderia ser atualizada.

“As relações comerciais [entre Portugal e China] estão francamente boas, conseguimos aproveitar, finalmente, ao longo dos últimos 10 anos o crescimento económico da China de importação”, afirmou o secretário-geral da CCILC, Sérgio Martins Alves, que adiantou que para tal foi “determinante haver um investimento político para a eliminação de regras de acesso ao mercado”.

Mais informações em CCILC/Lusa

Portugal e Macau assinam acordo de cooperação turística 

A Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e Portugal assinaram nesta terça-feira (11) um acordo de cooperação na área turística, que visa incentivar os investimentos e empregos, de forma a promover mais avanços dos laços bilaterais. 

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura da RAEM, Doutor Alexis Tam, e o ministro da Economia português, Doutor Manuel Caldeira Cabral, compareceram à cerimônia de assinatura. O protocolo conta com as medidas para impulsionar a colaboração entre as agências turísticas de ambos, reforçar a formação profissional e melhorar os serviços no setor.

Mais informações em CRI

Ministro propõe ligação aérea entre Macau e Lisboa

Caldeira Cabral está precisamente em em Macau e referia-se Ã  rota entre Hangzhou (capital de Zhejiang), Pequim e Lisboa, que deve começar a operar em junho do próximo ano.

Há muito que a recuperação da ligação entre Lisboa e Macau – que apenas funcionou entre 1995 e 1998, sendo abandonada por falta de rentabilidade – é discutida, e tal como no passado, o ministro salientou que “tem de haver interesse das companhias”. â€œHá certamente interesse por parte do Governo português em promover essas rotas”, sublinhou.

Mais informações em TVI24

Consumo contribui com 73,4% do crescimento da China 

O consumo contribuiu com 73,4% da expansão econômica da China no primeiro semestre de 2016, mostraram os dados oficiais neste domingo. Isso representou um aumento de 12,5 pontos percentuais ante o fim de 2015, disse o Ministério do Comércio em uma coletiva de imprensa.

Se comparado ao investimento e exportações, o consumo tem sido um motor do crescimento chinês menos distinto nas últimas décadas, mas os dados mais recentes mostraram que está ganhando terreno rapidamente, já que os demais perdem força.

Mais informações em People

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.