Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
02/2017
Veja este e-mail no seu browser
English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Presença de Xi Jinping em Davos reforça o papel da China na economia mundial in People
Portugal precisa de ser mais divulgado na China, defende delegado da AICEP in Açoriano Oriental
Portugueses asseguram ponte entre empreendedores europeus e a China in TSF
Porto de Sines controla 55% do movimento portuário nacional in Jornal Económico
Fosun quer reforçar negócio do BCP na China in Eco Online
Echo Chan regressa ao Forum Macau como Secretária-Geral Adjunta in Macauhub
China reage à vitória de Cristiano Ronaldo no prémio da FIFA in People
Almoço-Conferência "Connecting Your Business With China | 31 Janeiro in CCILC
Centro de Produtos dos Países de Língua Portuguesa em Tianjin, China - Auditório AICEP | 19 Janeiro in CCILC
Lançamento ERICENA - European Research and Innovation Centre of Excellence in China | 19 Janeiro in CCILC
Conferência Anual UE-China | EUCBA | 6 Fevereiro in CCILC
China Start - CKGSB | 6-10 Março in CCILC
OE 2017 e a Nova Tributação do património na Madeira - PLMJ| 11 Janeiro in CCILC
Workshop de Mandarim - Fundação Oriente | 4-25 Fevereiro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Fosun investe 400 milhões no aumento de capital do BCP

A Fosun vai investir mais de 400 milhões de euros no aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros do BCP, garantindo a colocação de 30% do valor total da operação.

Desta forma, o grupo chinês pretende reforçar a sua posição dos actuais 16,7% para 30%, consolidando-se como o maior accionista da instituição liderada por Nuno Amado. Com o aumento de capital, o conglomerado liderado por Guo Guangchang eleva a mais de 574 milhões de euros o investimento total no BCP. 

Mais informações em Jornal de Negócios

BNU Macau abre primeira sucursal na China no próximo dia 18

O Banco Nacional Ultramarino (BNU) em Macau vai inaugurar a primeira sucursal na China no próximo dia 18, anunciou hoje a instituição bancária. A nova sucursal do banco que pertence ao grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD), localiza-se na Ilha da Montanha, em Zhuhai, cidade chinesa adjacente a Macau.

O BNU em Macau tem atualmente 19 agências e fechou o primeiro semestre com lucros de 278,5 milhões de patacas (31 milhões de euros), mais 17% do que no mesmo período de 2015, e com aproximadamente 220 mil clientes, o equivalente a um terço da população da cidade. 

Mais informações em Dinheiro Vivo

"Uma ponte entre Portugal e China": Entrevista CCILC

Paramos à frente do número 227 da Avenida da Liberdade, em Lisboa, olhamos à volta e lá está o símbolo vermelho, debruado a branco, que assinala que estamos no sítio certo. É ele, desta vez estampado no vidro, que nos recebe, quando a porta se abre no 3.º andar, a sede da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC).

Como tantas outras associações, a CCILC viu o seu caminho alterar-se com o estabelecimento da Região Administrativa Especial. “Nos últimos cinco anos, operou-se aqui uma transição muito interessante, porque finalmente o paradigma da relação com a China mudou. Macau é da China.

Mais informações em Revista Macau

CaetanoBus quer construir autocarros eléctricos na China

A mobilidade elétrica é o novo desafio dos transportes e a CaetanoBus, empresa do grupo Salvador Caetano que é o maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal, está apostada em marcar lugar nesse mundo novo.

Designadamente na China, que é o maior mercado de autocarros elétricos do mundo. Instalada no país desde 2012, numa parceria com um sócio local, para a produção de autocarros de aeroporto, a CaetanoBus admite agora redirecionar a operação para o segmento de autocarros urbanos. Tudo está ainda em negociação.

Mais informações em Dinheiro Vivo

Exportações nacionais sobem 7,6% em Novembro

As exportações de bens cresceram 7,6% em Novembro do ano passado em relação ao mesmo mês do ano anterior, revelam dados publicados esta segunda-feira, 9 de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este aumento mostra uma recuperação face ao comportamento de Outubro. As importações também apresentaram um aumento, com as compras a subirem 8,4%.

"Em Novembro de 2016, em termos das variações homólogas mensais, as exportações cresceram 7,6% (-3,5% em Outubro de 2016), principalmente devido ao aumento de 16,6% registado no Comércio Extra-União Europeia (-2,5% em Outubro de 2016)", revela o INE. 

Mais informações em Jornal de Negócios

Inovação científica na China ganhou impulso em 2016

Da internet às missões espaciais, a inovação científica da China acelerou no ano passado, pois o país visa se tornar uma nação inovadora até 2020.

Devido aos sistemas de banda larga móvel desenvolvidos por cientistas chineses, a internet ficou acessível para mais pessoas em 2016. Até o fim de novembro, a China tinha um total de 730 milhões de usuários móveis 4G e quase 300 milhões de usuários de banda larga.

Mais informações em CRI

Primeiro-Ministro chinês expressa condolências pelo falecimento de Mario Soares

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, enviou na terça-feira uma mensagem de condolências a seu homólogo de Portugal, Antonio Costa, pelo falecimento do ex-presidente português Mario Soares.

Em nome do governo e do povo da China, Li manifestou suas mais sentidas e sinceras condolências a Portugal e à família de Soares. Soares foi um estadista altamente respeitado em Portugal e fez grandes contribuições à amizade e cooperação sino-portuguesas, disse Li.

Mais informações em Xinhua

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.