Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
40/2016
Veja este e-mail no seu browser
English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Cinematografia portuguesa exibida na China in DN
António Costa vai a Macau à procura de investimento para startups portuguesas in Dinheiro Vivo
China emprestou 240 milhões de euros aos PALOP e a Timor-Leste in Observador
Portugal é o país mais competitivo no mundo lusófono in Macauhub
Baidu apoia as startups no Brasil in Macauhub
China faz tudo para se tornar "potência aérea global" in Sputnik News
Mestrado em Estudos Chineses da Universidade de Aveiro - Estudo de opinião (survey) AQUI
I Fórum Económico Portugal-China | CCILC- Fundação AIP | 15-16 Novembro AQUI
Expo Abreu - Mercado de Viagens de Inverno 2016 | 22-23 Outubro AQUI
120º Feira de Cantão | 15 Outubro - 4 Novembro AQUI
Missão Empresarial na China - MIF 2016 e II Fórum dos Jovens Empresários China-PLP (AJEPC) | Outubro 2016 AQUI
Conferências PLMJ "OE 2017 e a Nova Tributação do Património" | 25 e 26 Outubro AQUI
Viagem empresarial a Shenzhen - SPI | 16 a 21 Novembro AQUI
Portugal Exportador 2016 |
23 Novembro AQUI
Visita de estudo à China - CEGE/ISEG | 13 a 25 de Outubro 2016 AQUI
Missão Empresarial da União Europeia a Pequim | 23-25 Novembro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Entrevista CCILC: "Para uma parceria mais densa e mais forte"

Com um universo de 300 associados, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) queixa-se do investimento chinês que escapa a Portugal por falta de constância fiscal e jurídica. O secretário-geral, Sérgio Martins Alves, defende um consenso político alargado para melhorar a relação económica bilateral.

Foram ainda mencionadas pelo Secretário-Geral da CCILC informações sobre o I Fórum Económico Portugal-China: "Vamos ter painéis temáticos sobre as áreas que mais têm dinamizado a relação económica bilateral: energia, indústria, turismo, etc. Temos uma manhã de oito conferências temáticas e temos uma grande feira de comércio e investimento, que dura dois dias e onde as empresas vão poder expor os seus produtos e mostrar os seus ativos. Terminamos com uma gala na qual oferecemos os prémios de mérito empresarial. Vamos contar com um forte apoio da China para trazer delegações."

Mais informações em Plataforma Macau

António Costa reúne-se com Presidente chinês com economia e cultura na agenda

O primeiro-ministro inicia no sábado, em Pequim, uma visita oficial de cinco dias à China, com passagens por Xangai e Macau, tendo uma agenda institucional que inclui uma reunião com o chefe de Estado chinês, Xi Jinping.

Além do encontro com Xi Jinping - que é destacado pela diplomacia portuguesa por o chefe de Estado chinês receber em audiência poucos primeiros-ministros estrangeiros -, António Costa reúne-se logo após chegar a Pequim, no Palácio do Povo, com o presidente do congresso chinês, Zhang Dejiang.

Mais informações em Jornal de Negócios

CCILC e CKGSB juntos na Startup Braga para promover o programa China Start

No passado dia 27 de Setembro, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) realizou mais uma apresentação do programa China Start, em colaboração com a Startup Braga, a UPTEC e a Cheung Kong Graduate School of Business(CKGSB).

O evento contou com a presença do Vice-Reitor da CKGSB, Ji Bo, bem como da participação da SwordHealth para descrever a experiência da empresa no mercado chinês.

Mais informações em CCILC

Centro tecnológico da Huawei pode vir para Portugal

Um dos principais objectivos da visita de cinco dias do primeiro-ministro, António Costa, à China é captar para Portugal o novo pólo tecnológico da multinacional chinesa Huawei, disse à agência Lusa fonte do executivo português.

De acordo com a mesma fonte, a Huawei está a ultimar as negociações com o Estado Português no sentido de instalar no país um centro tecnológico, tal como já fizeram as multinacionais norte-americanas Cisco e Microsoft.

Mais informações em Jornal de Negócios

Misheng Banking interessado no Novo Banco

O Misheng Banking manifestou formalmente junto do Fundo de Resolução vontade em avançar com uima oferta de aquisição para o Novo Banco, avançou o jornal Público. O investidor chinês tem estado em contatos com o Banco de Portugal há várias semanas. O interesse surgiu em maio, durante a apresentação do Novo Banco aos investidores.

Fonte próxima da operação disse ao Expresso que o compromisso do Misheng Banking "é grande", sublinhando que já "houve reuniões ao mais alto nível" com responsáveis do grupo. Não há proposta firme.

Mais informações em Expresso

Entrada histórica do Yuan no cabaz de moedas do FMI

A entrada do yuan neste sábado (1) no clube fechado das moedas de referência do FMI é uma "etapa histórica" para a internacionalização da moeda, afirmou o Banco Central chinês, que prometeu um "aprofundamento" das reformas financeiras e da abertura do país.

A partir deste sábado, a divisa chinesa é oficialmente parte integrante da unidade de conta do Fundo Monetário Internacional (FMI), os Direitos Especiais de Giro (DEG), cesta em que estão o dólar, o euro, a libra esterlina britânica e o iene japonês.

Mais informações em Globo

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2019 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.