Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
42/2016
Veja este e-mail no seu browser
English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Possível acordo bilateral luso-chinês de coprodução cinematográfica in Notícias ao Minuto
China envia 2 astronautas para laboratório espacial in Globo
Moçambique pretende atrair empresas chinesas para industrializar o país in Macauhub
Chineses reabilitam barragem construída há meio século em Angola in Dinheiro Vivo
Angola recebe centro agrícola da China in Macauhub
I Fórum Económico Portugal-China | CCILC- Fundação AIP | 15-16 Novembro AQUI
Oportunidades no Mercado Chinês: Apresentação do programa China Start - CCILC-UPTEC | 20 Outubro AQUI
China Talks: Oportunidades no Mercado Chinês & Apresentação do programa China Start - CCILC-Madan Parque-Nova Empreendedorismo | 25 Outubro AQUI
China Hoje: A desafiar os limites - Museu Oriente | 28 Outubro -18 Dezembro AQUI
Expo Abreu - Mercado de Viagens de Inverno 2016 | 22-23 Outubro AQUI
120º Feira de Cantão | 15 Outubro - 4 Novembro AQUI
Dois Impérios Cinco Tempos - Museu Oriente | 1 Outubro - 26 de Novembro 2016 AQUI
Conferências PLMJ "OE 2017 e a Nova Tributação do Património" | 25 e 26 Outubro AQUI
Conferências RFF & Associados: "OE 2017- Propostas Fiscais" | 26 Outubro AQUI
Viagem empresarial a Shenzhen - SPI | 16 a 21 Novembro AQUI
Portugal Exportador 2016 |
23 Novembro AQUI
Missão Empresarial da União Europeia a Pequim | 23-25 Novembro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Moda, tecnologia e futebol 
de Portugal em Macau

A feira de negócios de Macau arrancou esta quinta-feira com uma forte participação portuguesa que, além de empresas ligadas ao setor agroalimentar, conta com iniciativas do mundo da moda, da tecnologia e até do futebol.

Com Portugal escolhido para país parceiro, são mais de 100 as empresas portuguesas que participam na 21.ª edição da Feira Internacional de Macau (MIF, na sigla inglesa). E se continuam a multiplicar-se os expositores de vinhos, enchidos, cortiça, queijos e licores, algumas presenças são verdadeiras estreias.

Mais informações em Observador

China e Portugal estão no melhor momento da história

Os laços entre Portugal e a China estão no melhor momento da História, considera o embaixador chinês em Lisboa, Cai Run.

Em entrevista à agência noticiosa chinesa Xinhua, por ocasião da 5.ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os PALOP que decorreu terça-feira, 11 de Outubro, em Macau, Cai Run salientou o crescimento do volume de comércio bilateral e, sobretudo, o do investimento chinês em Portugal, afirmando que existe um enorme potencial para ir ainda mais além.

Mais informações em Jornal de Negócios

É formal: Misheng Banking quer o Novo Banco

O grupo China Minsheng formalizou uma proposta para o Novo Banco.

Este grupo chinês está interessado em comprar um pacote de ações, caso o Banco de Portugal e o Governo optem pela dispersão em bolsa. Neste momento há quatro propostas de compra para o Novo Banco que implicam o controlo maioritário do banco.

Mais informações em TSF

Fosun mais próxima do BCP anima as ações

As ações do BCP estão esta manhã em alta de 3,84% para 0,016 euros animadas pela marcação da assembleia-geral para dia 9 de novembro. Uma reunião em que os acionistas devem abrir a porta aos chineses da Fosun, já que o objetivo é aprovar o aumento do limite de votos na instituição dos atuais 20% para 30%. 

Esta alteração, tal como o aumento do número máximo de administradores, visa dar resposta a duas das condições que os chineses impuseram para investir no banco liderado por Nuno Amado.

Mais informações em TVI24

Europa e China terão nova rota de comboios de carga até 2020

O mais alto órgão de planejamento econômico da China anunciou que até 2020 haverá um sistema seguro, conveniente e eficiente de trens de carga para ligá-lo diretamente à Europa.

Até 2020 haverá cerca de 5 mil trens de carga por ano entre esses dois mercados, de acordo com um plano de desenvolvimento divulgado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. Componentes essenciais da Iniciativa do Cinturão e Rota, os trens de carga diretos ligarão um número crescente de cidades da China e Europa.

Mais informações em People

China entra no top 10 de destino de investimentos no mundo

Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar no ranking, seguidos pela China e Alemanha, de acordo com o relatório “Barômetro de Confiança do Capital Global”, publicado nesta última segunda-feira pela Ernst & Young LLP (EY).

O relatório é baseado em uma pesquisa que abrange mais de 1.700 executivos, em 45 países, entre agosto e setembro.

Mais informações em People

CCILC acompanha a visita do Primeiro-Ministro à China

A maioria dos membros da Direcção bem como o Secretário-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) estiveram em diversos eventos económicos em Pequim, Xangai e Macau, com a presença de importantes empresas e entidades chinesas no âmbito da Visita Oficial do Primeiro-Ministro português à China.

Durante a visita foram assinados 8 acordos económicos e culturais entre os dois países, nos sectores energético, tecnológico, logístico entre outros. Destaque ainda para a assinatura do acordo entre a CCILC e o CCPIT em Macau, tendo em vista o estreitar da cooperação entre as duas entidades. 

Mais informações em CCILC

Portugal passa a ter voos diretos para a China

A ligação aérea directa da China a Portugal arranca em Junho de 2017, com três a quatro frequências por semana, de acordo com protocolo assinado entre o Turismo de Portugal e o grupo HNA (Beijing Capital Airline). 

Em comunicado, o Turismo de Portugal informa que a ligação prevê que os voos da China para Portugal tenham uma frequência de três a quatro vezes por semana, com início das operações previsto para Junho de 2017.

Mais informações em Jornal de Negócios

António Costa: Chineses nas Lajes só para investigar

O primeiro-ministro afasta um eventual cenário de cedência à China da Base das Lajes para fins militares. Em entrevista à estação de televisão Bloomberg, em Macau, tAntónio Costa afirmou terça-feira que “ neste momento a utilização militar da base norte-americana não está em cima da mesa”. Segundo o chefe do Governo português, o que está em aberto é “reutilização desta infraestrutura para fins científicos”.

“Seria um enorme desperdício não usar esta infraestrutura. Temos de reutilizá-la, e se não for pelos militares, porque não pelos cientistas?”, afirmou António Costa à Bloomberg, deixando claro que também seriam bem-vindos centros de investigação europeus.


Mais informações em Expresso

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.