Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
33/2016
Veja este e-mail no seu browser
 English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
China entra para lista de 25 países mais inovadores, diz ONU in Exame
Fórum de Macau tem novo secretário-geral in Macauhub
Investimento chinês no exterior caiu 9,5% em julho in RTP
"Portugal devia aprender com os chineses" in Diário de Notícias
Curso de Pós-Graduação em International Business - ISEG/CEGE | Inicio de Setembro AQUI
Workshops Portal Martim Moniz para empresários in CCILC
I Fórum Económico Portugal-China | CCILC- Fundação AIP | 15-16 Novembro AQUI
SME Forum in Shanghai: Rising to the China Challenge with Smarter Growth | 30 Agosto AQUI
Missão Empresarial da União Europeia a Pequim | 23-25 Novembro AQUI
China International Fair for Investment and Trade 2016 | 8 a 11 Setembro AQUI
Missão Empresarial na China - MIF 2016 e II Fórum dos Jovens Empresários China-PLP (AJEPC) | Outubro 2016 AQUI
Visita de estudo à China - CEGE/ISEG | 13 a 25 de Outubro 2016 AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Chineses da Bison compram Banif Investimento

A Oitante, veículo do Fundo de Resolução que herdou os ativos do Banif que não foram vendidos ao Santander, escolheu a Bison Capital Financial Holdings (Hong Kong) Limited, para vender o banco de investimento do Banif, o BBI.

Para isso contou o facto da Bison Capital se comprometer a "aumentar o capital social do BBI em €10 milhões no prazo de um ano a contar da efetiva transmissão das ações e prestações acessórias e obrigações subordinadas". E de contar com o apoio dos atuais colaboradores do banco.

Em comunicado, a Oitante revela que o processo de venda do banco de investimento do Banif teve início em abril de 2016 e que a Bison Capital foi "aquela que apresentava as condições mais favoráveis à maximização da venda do BBI, incluindo a oferta de um valor de compra superior ao valor contabilistico dos capitais próprios do banco".

Mais informações em Expresso

Chefe do Executivo de Macau visita Portugal em Setembro

O Chefe do Executivo de Macau, Chui Sai On, efectua uma visita oficial a Portugal de 10 a 15 de Setembro a convite do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, informou o gabinete do porta-voz do governo.

Além do Presidente da República, Chui Sai On, também se encontrará com o primeiro-ministro António Costa, tendo com ambos oportunidade de trocar ideias sobre assuntos de interesse comum e consolidar ainda mais a cooperação bilateral.

Durante a visita terá lugar a reunião da Comissão Mista Macau Portugal, a ser co-presidida pelo Chefe do Executivo e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, que visa dar a conhecer os trabalhos realizados e discutir as perspectivas futuras.

Mais informações em Macauhub

Consulado de Portugal em Cantão aprovado em Lisboa

A criação de um consulado-geral de Portugal em Cantão, na República Popular da China, foi aprovada em Conselho de Ministros, segundo um comunicado de imprensa.

O novo consulado-geral terá como área de jurisdição as províncias de Guangdong, Hainan, Hunan, Fujian e a Região Autónoma de Guangxi Zhuang.

“Por sua vez, e tendo em conta o princípio da reciprocidade, a República Popular da China terá o direito de estabelecer um posto consular no território da República Portuguesa, cuja localização e área de jurisdição será objecto de negociações por via diplomática”, destaca-se ainda no comunicado.

Mais informações em Ponto Final

Turismo continua em alta e cresce mais de 10% até Junho

O número de hóspedes que escolheram estabelecimento hoteleiros portugueses para se alojar cresceu 10,3% no mês de Junho, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE). No mesmo período, o número de dormidas cresceu 9,6%, fixando-se nos 5,5 milhões. As taxas de crescimento que podem ser consultadas no boletim de actividade turística elaborado pelo INE são ainda mais expressivas se for analisado o conjunto dos primeiros seis meses do ano, em que o aumento dos hóspedes se fixou em 10,8% e as dormidas subiram 11,2%.

Estes indicadores permitem ao presidente do Turismo de Portugal apontar o crescimento “muito positivo” do sector. Em termos geográficos, a procura do mercado interno aumentou em todas as regiões, com maior impacto no Norte (15,1%), Região Autónoma dos Açores (14,1%) e Alentejo (14%). Lisboa e Algarve são as que apresentam menores crescimentos de dormidas (4,8% e 8,9%, respectivamente), mas deve assinalar-se que estas são as regiões onde, historicamente, há maior procura

Mais informações em Público

Banco da China quer tornar o yuan numa moeda global

O banco central da China disse que pretende tornar a moeda chinesa uma moeda para uso internacional; procura a cooperação com os outros países e promete melhorar a infra-estrutura necessária para suportar um uso mais amplo da moeda, avançou a Bloomberg.

Os comentários foram incluídos num comunicado do Banco Popular da China, que está publicado no seu website, sobre o próximo relatório anual de 2016 e que se debruça sobre a globalização do yuan. A autoridade monetária não forneceu outros detalhes sobre as conclusões nem disse quando o relatório será publicado (...) o banco central diz também que a infra-estrutura para a internacionalização de yuan será melhorada, a utilização transfronteiriça da conta corrente será aumentada e os canais de financiamento em yuan serão ampliados.

Mais informações em Económico

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2018 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.