Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
43/2016
Veja este e-mail no seu browser
English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Investidores chineses disputam posições na banca portuguesa in CCILC
Rússia vai enfrentar forte concorrência da China em lançamentos espaciais in Sputnik News
Angola foi o maior fornecedor de petróleo da China em Setembro in Macauhub
Brasil deverá exportar 100 mil toneladas de carne de porco para a China em 2017 in Macauhub
Brasil leva China à Organização Mundial do Comércio por açúcar in Isto é Dinheiro
BLUEBIZ: Programa de Fidelização Empresarial - Air France/KLM in CCILC
I Fórum Económico Portugal-China | CCILC- Fundação AIP | 15-16 Novembro AQUI
China Hoje: A desafiar os limites - Museu Oriente | 28 Outubro -18 Dezembro AQUI
Expo Abreu - Mercado de Viagens de Inverno 2016 | 22-23 Outubro AQUI
120º Feira de Cantão | 15 Outubro - 4 Novembro AQUI
Exposição "Uma Janela para a China Contemporânea" | Museu Oriente - 27 de Outubro 2016 AQUI
Viagem empresarial a Shenzhen - SPI | 16 a 21 Novembro AQUI
Missão Empresarial da União Europeia a Pequim | 23-25 Novembro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

China promete cooperação científica e tecnológica ao longo do cinturão e da rota

O governo chinês emitiu um plano sobre a cooperação científica e tecnológica entre a China e os países alo longo do Cinturão e Rota. 

A China planeja estabelecer laboratórios conjuntos, centros de pesquisa e de transferência tecnológica, assim como parques de ciência e tecnologia junto com os países ao longo do Cinturão e Rota nos próximos três ou cinco anos, segundo um documento emitido pelos ministérios da Ciência e Tecnologia, das Relações Exteriores e do Comércio, assim como pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

Mais informações em CRI

China aprende a jogar futebol em Portugal (e faz negócio)

Venham da China ou de Portugal, todos os futebolistas têm o seu sonho. O de Kudirat Ableti, guarda-redes de 19 anos, é de jogar um dia no Real Madrid ou no Borussia Dortmund, mas, enquanto não chega ao Santiago Bernabéu ou ao Westfalenstadium, Kudirat está no Complexo Desportivo Valbom a defender as redes da equipa B do Gondomar num jogo-treino contra a equipa principal, que está na Série C do Campeonato de Portugal. Kudirat é um guarda-redes alto e esguio, ágil e com bons reflexos e, muito por causa dele, o Gondomar A demora a fazer golos. Na bancada, Agostinho Oliveira diz que Kudirat é o melhor guarda-redes chinês no escalão sub-19. Como os outros, ainda tem de aprender. Mas tem potencial e pode, pelo menos, chegar à baliza de um clube da Superliga chinesa, que tem de ter guarda-redes nacionais.

Mais informações em Público

Chineses com posição minoritária na EGF (Mota-Engil)

A sociedade chinesa Firion Investments vai comprar a Urbaser, a sociedade espanhola que tem 38,5% da Suma, empresa controlada pela Mota-Engil. Foi a Suma que em 2014 venceu a privatização da EGF – Empresa Geral do Fomento, por 150 milhões de euros.

A Firion é controlada pela empresa pública China Energy Conservation and Environmental Protection Group (CECEP), que assim passará a ter uma posição indirecta no capital da antiga holding pública de tratamento de resíduos.

Mais informações em Público

Grupo HNA (acionista TAP) irá comprar 25% das ações do Hilton

O negócio, que deverá concretizar-se no primeiro trimestre do próximo ano, prevê o pagamento de 6.500 milhões de dólares (5.975 milhões de euros) ao fundo Blackstone, que reduz assim a sua participação no capital do Hilton para 21%.

A HNA pagará 26,25 dólares norte-americanos (24,1 euros) por cada ação da cadeia hoteleira, uma quantia 15% superior à sua cotação atual. Em comunicado, o grupo chinês considerou o negócio um "investimento estratégico", visando também as empresas que o grupo norte-americano pretende criar: Park Hotels&Resorts e Hilton Grand Vacations.

Mais informações em SIC Notícias

África vê influência da China de forma positiva

A maioria dos africanos (63%) vê a influência da China em África como positiva e o gigante asiático é o segundo mais votado, a seguir aos EUA, como modelo de desenvolvimento a seguir, segundo uma sondagem divulgada esta segunda-feira.

As conclusões são do Afrobarómetro (www.afrobarometer.org), um estudo realizado através de entrevistas cara-a-cara junto de mais de 54 mil cidadãos de 36 países africanos, representando as opiniões de mais de três quartos da população do continente.


Mais informações em Observador

Portugal é o sexto país europeu com mais investimento chinês

Portugal integra a lista dos países europeus que receberam mais investimento da China durante 2015, segundo um estudo publicado pela ESADE Business & Law School e divulgado pelo jornal El País.

Portugal surge no sexto lugar dos países europeus com um valor estimado de 6.600 milhões de euros.


Mais informações em Macauhub

China construirá comboio para circular a 600 km/hora

A China pretende construir o comboio de levitação magnética, o Maglev, mais rápido do mundo, capaz de atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora.

A obra, cujos prazos não foram avançados, estará a cargo da empresa estatal chinesa líder na produção de material ferroviário, a CRRC, que começará com a construção de uma linha de, no mínimo, cinco quilómetros para testar o comboio.

Mais informações em People

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.