Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
05/2017
Veja este e-mail no seu browser
English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Fundo chinês para países de língua portuguesa financia projeto solar no Brasil in Macauhub
Passos Coelho: "Investimento chinês tem muita relevância em Portugal" in Observador
Portugal concede mais de 4000 vistos gold desde 2012 in Macauhub
Banco Central da China prepara lançamento da rival da Bitcoin in Notícias ao Minuto
China já é o 5º maior mercado de futebol e pode ultrapassar Espanha e Itália in IstoÉ
Em menos de 15 anos um quarto da população chinesa será idosa in Jornal Económico
Curso de Iniciação ao Mandarim | Parceria com CLC-PMM in CCILC
Curso de Mandarim + Viagem | Parceria com CLC-PMM in CCILC
Curso “Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China” | Parceria com CEGE-ChinaLogus in CCILC
Conferência Anual UE-China com Comissária da UE para o Comércio | EUCBA | 6 Fevereiro in CCILC
Macau: Uma Ponte na Relação Económica China-PLP | 21 Fevereiro in CCILC
China Food & Drinks Fair | 23-25 Março in CCILC
China Start - CKGSB | 6-10 Março in CCILC
Feira & Fórum Internacional de Negócios China-PLPE | 21-23 Junho in CCILC
Understanding China Training - 3º edição | EU SME Centre | 16 Fevereiro in CCILC
MIECF 2017 | 30 Março-1 Abril in CCILC
China Interwine Spring Edition - AJEPC | 25-27 Maio in CCILC
Emprego AQUI|Negócios AQUI

CCILC e CKGSB promovem oportunidade Ãºnica para startups

O programa China Start (AQUI)  foi apresentado no passado dia 31 de Janeiro pelo vice-reitor da Cheung Kong Graduate School of Business, Bo Ji, e visa dar a oportunidade às 'startups' [empresas em início de atividade] e empreendedores portugueses de expandirem os seus negócios na China, com base em três princípios-chave: conhecimento, parceiros e financiamento.

Organizada no âmbito da parceria entre a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) e a Cheung Kong Graduate School of Business, uma das principais escolas de negócios da República Popular da China, esta formação de "alto nível e de baixo custo", como é apresentada, visa identificar as dificuldades para empreendedores quando pensam em expandir os seus negócios para a China e pretende dar ferramentas para o sucesso. Estiveram ainda presentes no evento, como convidados de honra, o Presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, a Portugal Ventures e os representantes das principais incubadoras de startups no país. 

Mais informações em CCILC

Fosun apoia startups em Portugal

A Fosun entrou em Portugal investindo em hospitais (Hospital da Luz), seguradoras (Fidelidade) e bancos (BCP). Agora, o conglomerado chinês e a Fidelidade, em parceria com a Beta-i, querem promover o empreendedorismo e apoiar startups. Em Portugal e no mundo.

Nesse sentido, lançaram hoje, 25 de janeiro, a 2ª edição do Protechting, um programa de aceleração que visa o apoio ao desenvolvimento de projetos inovadores de empreendedorismo nas áreas de proteção/prevenção, serviço nas áreas de fintech e insuretech (finanças e seguros) e saúde.

Mais informações em SAPO24

China contrata manutenção de aviões em Alverca

Há novos países no cardápio da OGMA — Indústria Aeronáutica de Portugal. E estão localizados a oriente. A empresa assinou recentemente um contrato de três anos para a manutenção geral de 15 aeronaves. Mas a grande ‘lança’ na Ásia é a China: foi firmado um contrato, também de três anos, com um operador chinês para manutenção dos trens de aterragem de uma frota de 20 aviões E-Jets de médio curso da Embraer.

Quase com 100 anos de atividade — que completará em 2018 —, a OGMA continua a crescer, captou novos clientes internacionais e aumentou as suas valências com uma nova área de pintura de aviões, que começará a funcionar no início do ano. Por isso, em 2017 vai contratar mais trabalhadores (tem atualmente 1734 funcionários) e também este ano prevê investir €14 milhões para se preparar para a robotização — a designada indústria 4.0.

Mais informações em Expresso

Alibaba e Universidade de Lisboa juntas em cooperação eCommerce

O projeto “CNPTDeepMT – Tradução Automática Profunda entre Chinês e Português no Domínio do eCommerce” arrancou este mês e pretende pôr fim aos obstáculos linguísticos entre a China e Portugal.

Está a ser liderado por António Branco, professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e resulta de uma parceria entre esta instituição de ensino, a Universidade de Zuzhou (China) e a Alibaba, um dos maiores nomes do comércio online mundial.

Mais informações em Sapo Tek

Fundo de Cooperação China-PLP terá sede em Macau

A instalação da sede do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa (PLP) em Macau “está iminente”, disse quarta-feira em Macau a vogal executiva do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), Glória Batalha Ung.

Glória Ung adiantou que o processo de transferência da sede do Fundo está dependente de “procedimentos administrativos e de licenças” mas salientou que deverá ficar concluído em 2017.

Mais informações em Macauhub

China poderá participar no acordo transpacífico (TPP)

Um especialista do Instituto de Estudos Internacionais da China (CIIS), um grupo de analistas ligado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, considerou hoje que a China poderá juntar-se ao Acordo de Associação Transpacífico (TPP).

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na segunda-feira a saída do TPP, que foi sempre visto em Pequim como uma estratégia de Washington para contrariar a ascensão económica e comercial da China.

Mais informações em Diário de Notícias

China e Alemanha criam aliança global

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, propôs à chanceler alemã, Angela Merkel, que a China e Alemanha desempenhem um papel estabilizador na economia mundial, "em momentos de incerteza", avançou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

"China e Alemanha devem fortalecer a cooperação através do comércio e da liberalização dos investimentos", visando "salvaguardar conjuntamente o sistema e ordem internacionais existentes", defendeu hoje Li, durante uma conversa por telefone com Merkel.

Mais informações em TSF

China prepara 2 missões a Marte

Anteriormente a fonte informou que, até 2020, a China pretende lançar sua primeira sonda para explorar Marte. Com esse objetivo, será lançado nesse ano, a partir do cosmódromo de Wenchang, o foguete portador Chang Zheng 5 (Longa Marcha 5) que levará para órbita uma sonda destinada a realizar pesquisas em Marte.

Após seu desacoplamento do foguete, a sonda precisará de sete meses para alcançar o Planeta Vermelho. De acordo com o Livro Branco sobre as Atividades Espaciais da China, o país pretende desenvolver tecnologias avançadas não só para fazer pesquisas em órbita, mas também com o objetivo de pousar na superfície do planeta.

Mais informações em Sputnik News

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.