Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
08/2017
Veja este e-mail no seu browser
English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Portugal pode ajudar China a conhecer os países africanos lusófonos in ECO
Preparação para fórum de "Um Cinturão e Uma Rota" em bom andamento in CRI
China quer construir 50 mil academias de futebol in O Jogo
O evento "Tianjin SME cross-border investment and trade cooperation matchmaking" terá lugar em Junho in Portugal Global
China e Reino Unido realizam segundo Diálogo de Segurança de Alto Nível in CCILC
China a desenvolver supercomputador 10 vezes mais rápido que actual recordista in Jornal de Negócios
Criação do Marriott Business Council Portugal in CCILC
Lufthansa apresenta o novo Airbus A350-900 - Nuremberga in CCILC
Workshop de Chinês para Crianças | PMM in CCILC
Curso de Mandarim + Viagem | Parceria com CLC-PMM in CCILC
Creative Learning Centre, em Lisboa e no Porto, tem vários cursos disponíveis in CCILC
China Start - CKGSB | 6-10 Março in CCILC
Seminário Bilateral de Promoção para a Cooperação Económica, Comercial e Cultural entre Changzhou e Lisboa | 27 Fevereiro in CCILC
China Food & Drinks Fair | 23-25 Março in CCILC
Genera 2017: International Matchmaking Event | 28 Fevereiro - 1 Março in Business Beyong Borders
Leiria Centro Exportador | 17 Março in CCILC
Feira & Fórum Internacional de Negócios China-PLPE | 21-23 Junho in CCILC
MIECF 2017 | 30 Março-1 Abril in CCILC
China Interwine Spring Edition - AJEPC | 25-27 Maio in CCILC
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Marcelo diz que relações Portugal-China podem aprofundar em 2017

O Presidente da República antecipou nesta terça-feira que 2017 pode vir a ser “um ano particularmente significativo no aprofundamento de relações” entre Portugal e a China, considerando que a União Europeia percebe que tem a ganhar com a aproximação chinesa.

“Tudo indica que é de esperar nos próximos anos um aprofundamento nas relações entre esse mundo e a China. E Portugal – presente nas três comunidades [União Europeia, CPLP e Comunidade Ibero-americana] – será um protagonista ativo e importante nesse relacionamento”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Mais informações em Observador

Portugal em 5º lugar na exportação de calçado para a China

Os sapatos portugueses continuam a fazer sucesso além-fronteiras. Portugal passou a ser o quinto maior exportador de calçado na China e a tendência é de crescimento.

Segundo o “Jornal de Notícias” desta segunda-feira, o valor das compras de calçado português por parte da China encontra-se atualmente nos 12,9 milhões de euros, com um preço médio de 41,06 euros por par.

Mais informações em Jornal Económico

Crescimento das trocas comerciais da China com países lusófonos 

O conselheiro político da embaixada da China em Portugal, Nie Quan, considerou hoje que as trocas comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa registaram um "crescimento extraordinário" nos últimos anos.

“Houve um crescimento extraordinário das trocas comerciais. Em 2016 o comércio entre a China e os países que falam português passou os 90 mil milhões de dólares e a cooperação não se limitou a trocas comerciais”, disse o conselheiro político da embaixada da República Popular da China em Portugal.

Mais informações em Sapo24

China ocupa lugar de Angola na exportação da Unicer

O mercado chinês foi, em 2016, o segundo maior para a Unicer, tomando o lugar de Angola, país para qual as vendas de cervejeira de Leça do Balio foram "quase zero", adiantou o CEO do grupo, Rui Ferreira.

"Estamos em Angola na mesma, mas não há liquidez. Aparentemente, haverá um excesso de capacidade de produção, que ultrapassa o consumo. Nós não abandonámos a ambição de ter uma fábrica em Angora, mas o perfil neste momento é diferente", referiu Rui Ferreira.

Mais informações em Jornal de Negócios

Fidelidade quer parceria com Novo Banco para projeto das Amoreiras

Depois de a Lone Star ter demonstrado interesse em avançar com a exploração de um terreno na zona das Amoreiras, em Lisboa, a Fidelidade, companhia de seguros do grupo chinês Fosun que há meses estava interessada no mesmo terreno, disponibilizou-se para formar uma parceria.
 
De acordo com a edição desta terça-feira do Jornal de Negócios, o interesse da Lone Star nos cerca de cinco hectares de terrenos do antigo Quartel de Campolide foi expresso na carta do candidato a investidor do Novo Banco, o que deverá significar uma suspensão das negociações entre a Fidelidade e o Novo Banco.

Mais informações em Público

Cerâmica portuguesa à procura de negócios da China

As empresas portuguesas presentes na feira Ambiente – uma das maiores feiras de bens de consumo, que decorreu em Frankfurt e contou com mais de quatro mil expositores, de 95 países – questionadas pelo Dinheiro Vivo, são unânimes: as exportações para o Extremo Oriente estão a crescer e há um interesse cada vez maior pela cerâmica e cutelaria portuguesas, conhecidas pela qualidade.

Mais informações em Dinheiro Vivo

China celebra 20 anos da morte de Deng Xiaoping

Dia 19 de fevereiro, foi o 20º aniversário da morte do arquiteto-chefe da reforma e abertura da China, Deng Xiaoping. No final da década de 1970, a China iniciou esse processo de mudanças que incentivou o salto da economia nacional e promoveu a entrada do país no cenário internacional.

Em cerca de 30 anos, a China passou de um país atrasado para a segunda maior economia do mundo.

Mais informações em CRI

Lojas Francas de Portugal com certificação para receber chineses

A Lojas Francas de Portugal (LFP), empresa de comércio a retalho nos aeroportos e vendas a bordo, recebeu a certificação oficial “Welcome Chinese”, conferida pela China Tourism Academy (CTA).

Esta certificação confirma que a empresa dispõe dos serviços dedicados a viajantes chineses e trabalha em cooperação com a CTA, principal instituto de pesquisa e comunicação governamental da China.

Mais informações em DNotícias

Macau acolhe congresso de agências de viagem portuguesas

O 43º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT) vai realizar-se na RAEM, de 23 a 27 de Novembro, anunciou ontem a Direcção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau.

“A DST e a APAVT têm vindo a manter uma relação de proximidade histórica, tendo Macau acolhido quatro congressos da associação no passado, o último dos quais em 2008. (…) A parceria tem sido crucial no sucesso da atractividade de Macau junto dos operadores e turistas portugueses”, afirmou a DST. Segundo o organismo, são esperados cerca de 500 profissionais do turismo portugueses, em particular operadores turísticos e agentes de viagens. 

Mais informações em Tribuna Macau

Nove interessados na construção do Complexo de Serviços em Macau

Nove das 12 propostas apresentadas ao concurso público para a empreitada de concepção e construção do Complexo de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa foram admitidas, tendo as restantes três sido eliminadas, informaram os Serviços de Solos, Obras Públicas e Transporte.

O futuro Complexo de Serviços ficará localizado na zona central de península de Macau numa área de implantação de cerca de 14 200m2, sendo que a obra de construção poderá vir a iniciar-se no terceiro trimestre de 2017 e ter um prazo máximo de execução de 20 meses.

Mais informações em Macauhub

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.