Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
10/2017
Veja este e-mail no seu browser
English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
O primeiro-ministro chinês prometeu que os céus do país voltarão a ser azuis, com uma redução de emissões in Sapo24
Bancos da China ultrapassam zona euro em ativos in RTP
China e Guiné-Bissau analisam reforço das relações de cooperação in CCILC
China concede 15 mil milhões de dólares em empréstimos ao Brasil em 2016 in CCILC
Europa respirou de alívio com fim das transferências na China de futebolistas in Público
Curso de Iniciação ao Mandarim | Portal Martim Moniz in CCILC
Creative Learning Centre, em Lisboa e no Porto, tem vários cursos disponíveis in CCILC
Jorge Welsh Works of Art exibe peças na feira TEFAF Maastricht | 10-19 Março in CCILC
Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa | 10 Março in CCILC
China Food & Drinks Fair | 23-25 Março in CCILC
1ª Convenção Nacional dos Serviços | 23-24 Março in CCILC
Leiria Centro Exportador | 17 Março in CCILC
Feira & Fórum Internacional de Negócios China-PLPE | 21-23 Junho in CCILC
MIECF 2017 | 30 Março-1 Abril in CCILC
Instituto Confúcio da UA | 1º torneio universitário de artes-marciais inter-estilos | 13 Maio in UA
Emprego AQUI|Negócios AQUI

China fixa meta de crescimento económico em “cerca de 6,5%”

A China fixou a meta de crescimento económico para 2017 em “cerca de 6,5% ou acima se possível”, um valor inferior ao alcançado no ano passado, de 6,5%, mas muito acima da média mundial. O relatório fixa ainda como objetivos para este ano manter a inflação em torno de 3% e criar 11 milhões de empregos nas cidades.

Mais informações em Observador

Energia solar atrai investimentos milionários para os próximos anos

O sol nacional é apetecível e Portugal está cada vez mais na mira de investidores internacionais que querem apostar na energia solar no país. Os investimentos multimilionários podem multiplicar-se no futuro a partir dos 200 milhões de euros avançados nesta semana por um consórcio sino-irlandês para construir em Alcoutim, no distrito de Faro, a maior central fotovoltaica da Europa, sem recurso a subsídios governamentais e com uma capacidade instalada de 200 megawatts.

Mais informações em Dinheiro Vivo

Protecção ambiental leva IPIM a Portugal e ao Brasil

O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) promove a partir de domingo e até 12 de Março uma visita a Portugal e ao Brasil. Na iniciativa, direccionada para a investigação e o intercâmbio no domínio da protecção ambiental e gestão de águas marítimas, participam meia centena de representantes das províncias do Grande Delta do Rio das Pérolas. Uma comitiva de 50 membros, liderada pelo presidente do IPIM.

Mais informações em Ponto Final

China acredita que a UE pode se tornar "mais madura"

A China apoiou hoje a inclusão da União Europeia (UE) e considerou que os problemas que esta enfrenta, como o "Brexit" ou a ascensão de partidos que se opõem à integração europeia, podem torná-la "mais madura".

"Acreditamos que os desafios que a Europa enfrenta atualmente podem resultar numa oportunidade para que a UE se torne mais madura", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, em conferência de imprensa.

Mais informações em RTP

Governo chinês desvenda 10 focos de investimento para 2017

No dia 5 de março, o primeiro-ministro Li Keqiang anunciava ao mundo o relatório de trabalhos do governo para 2017. Este plano veio revelar várias oportunidades de investimento doméstico e internacional.

Economia Partilhada: no ano de 2016, a economia partilhada da China realizou transações no valor de 3,45 trilhões de yuans. O relatório de trabalhos deste ano destaca conceitos como “persistência” e “liderança” no desenvolvimento da economia partilhada. 

Mais informações em Diário do Povo

Fórum de Macau reúne-se com embaixadores de países lusófonos

Os embaixadores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste na China manifestaram o apreço dos respectivos governos pelos resultados já obtidos na cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, de acordo com uma informação oficial divulgada em Macau.

Mais informações em Macauhub

Macau e Portugal acordam criação de “rede de escolas associadas"

Macau e Portugal acordaram a criação de “uma rede de escolas associadas”, que vai unir, por via de protocolos de geminação, escolas secundárias de ambos os territórios, foi este domingo anunciado.

O anúncio foi feito num comunicado conjunto da II reunião da Subcomissão da Língua Portuguesa e Educação, constituída no âmbito da Comissão Mista entre Portugal e a Região Administrativa Especial chinesa, que teve lugar a 20 e 21 de fevereiro, no Camões, Instituto de Cooperação e da Língua.

Mais informações em Observador

Macau quer promoção turística conjunta com Zhuhai e Zhongshan

Propostas para a realização de acções de promoção conjuntas envolvendo Macau e as cidades vizinhas de Zhuhai e de Zhongshan foram apresentadas pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau no decurso de reunião recentemente realizada envolvendo responsáveis turísticos, informou a DST.

O encontro realizado em Macau, que serviu para fazer o balanço da cooperação turística regional entre Zhongshan/Zhuhai/Macau em 2016 e preparar as acções a desenvolver em 2017, serviu ainda para a passagem da presidência rotativa de Zhongshan para Macau.

Mais informações em Macauhub

China irá otimizar a aprovação de medicamentos importados

A diferença dos sistemas e a falta de recursos humanos e políticas vinculadas à propriedade intelectual dificultam a importação de medicamentos usados há vários anos nos mercados estrangeiros.

Bi Jingquan apontou que a sua entidade irá aperfeiçoar os trâmites a fim de encurtar o tempo dispendido na aprovação de drogas e medicamentos estrangeires com efeitos especiais.

Mais informações em Diário do Povo

Brasil atrai mais investimentos chineses na América Latina

O Brasil se tornou o país mais beneficiado pelos investimentos lançados no ano passado pela China, segundo uma reportagem do Jornal El País, da Espanha.

A reportagem citou o relatório anual publicado pelo Centro de Pesquisa dos Diálogos da América Latina, em 2016. A China ofereceu um total de 21,2 bilhões de dólares de empréstimos à América Latina, ultrapassando a soma dos empréstimos do mesmo tipo lançados pelo Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Mais informações em Diário do Povo

Programa China Start

Acompanhe AQUI o testemunho de um dos participantes do programa China Start, desenvolvido pela CKGSB e promovido em parceria com a CCILC.

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2020 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.