Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
35/2016
Veja este e-mail no seu browser
 English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Estudo: China investidor global 2016 in Portugal Global
Negócios em português: Plataforma Macau in DN
Governo de Macau recomenda novos projectos para Parque Industrial de Hengqin in Macauhub
World investment Report 2016 in ONU
Portugal: Chineses lideram no valor gasto em compras in Dinheiro Vivo
Programa de Bolsas para Estudos sobre Macau 2016/2017 in ISCSP
Curso de Pós-Graduação em International Business - ISEG/CEGE | Inicio de Setembro AQUI
I Fórum Económico Portugal-China | CCILC- Fundação AIP | 15-16 Novembro AQUI
China International Fair for Investment and Trade 2016 | 8 a 11 Setembro AQUI
Missão Empresarial na China - MIF 2016 e II Fórum dos Jovens Empresários China-PLP (AJEPC) | Outubro 2016 AQUI
Visita de estudo à China - CEGE/ISEG | 13 a 25 de Outubro 2016 AQUI
Missão Empresarial da União Europeia a Pequim | 23-25 Novembro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Apresentação do programa "China Start" em Lisboa

No próximo dia 1 de Setembro terá lugar nas instalações da Startup Lisboa a apresentação do programa China Startem formato de conferência, sob o tema "Startups and China: Opportunities Ahead", numa colaboração entre a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, a Startup Lisboa, a Fábrica de Startups e a Cheung Kong Graduate School of Business(CKGSB).

Este evento contará com a presença do Vice-Reitor da CKGSB, Ji Bo, bem como de startups presentes no ecossistema empreendedor de Lisboa, sendo esta também uma excelente ocasião para a analisar as oportunidades do mercado chinês, no que concerne principalmente ao investimento de capital de risco.

Mais informações em CCILC

Primeiros-Ministros da China e Portugal presentes na 5ª Conferência do Fórum Macau

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, deverá participar na 5.ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, noticiou a Rádio Macau.

A estação emissora em língua portuguesa noticiou ainda que o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, deverá igualmente participar na Conferência, que decorrerá em Macau dias 10 e 11 de Outubro.

Mais informações em Macauhub

China Three Gorges entrega 7 bolsas a estudantes portugueses

A China Three Gorges (CTG), principal accionista da EDP com 21,35%, entrega dia 29 de Agosto (segunda-feira), os certificados com as bolsas de estudo aos alunos das Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra, seleccionados para desenvolverem estudos superiores em universidades chinesas no próximo ano escolar, anunciou a empresa chinesa em comunicado.

A empresa de electricidade chinesa tem protocolos com Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra e no âmbito desses protocolos entrega 7 bolsas para alunos portugueses estudarem na China.

Mais informações em Económico

BCP: Chineses mais perto

Os chineses estarão mais perto de aplicar investimentos no BCP, de acordo com o que noticia o semanário "Expresso". A publicação refere ainda que, num quadro em que Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa parecem de acordo para resolver problemas do sector bancário português até final do ano, o Novo Banco "pode consolidar com espanhóis" e Isabel dos Santos terá sido consultada para trocar o BPI pelo BCP.

Já no final de Julho, a Comissão Executiva do BCP recebera uma missiva da Fosun Industrial Holdings Limited a dar conta do interesse deste grupo chinês em investir no BCP - a ideia era assumir mais de 16% do capital e, num futuro não muito distante, garantir participação entre 20 e 30%.

Mais informações em Económico

Mercado chinês dos videojogos é outro mundo

O pequeno mundo da indústria dos videojogos ocidentais tende a ocupar um espaço mediático que corresponde cada vez menos à realidade financeira do setor. E3, Gamescom ou Tokyo Game Show continuam a ser as nossas referências porque simbolizam a faceta cultural que nos corresponde. Os jogos, tal como os valorizamos.

A Chinajoy é a maior feira de videojogos da China. Decorre anualmente em Xangai no final de julho, altura em que a megalópole do Império do meio vive os seus dias mais quentes. Com cerca de quatro pavilhões dedicados aos profissionais e dez ao público em geral, as suas dimensões rivalizam com as maiores feiras internacionais, mas é praticamente uma incógnita no Ocidente.

Mais informações em Observador

China funda grupo para rivalizar com ocidente no sector da aviação

A China lançou oficialmente este fim de semana um conglomerado para produzir motores a jato, que terá quase 10o mil trabalhadores, numa altura em que Pequim procura tornar-se uma potência do setor da aeronáutica.

O grupo, designado Aero Engine Corporation of China (AECC), foi registado com um capital de 50 mil milhões de yuan (6,7 mil milhões de euros), e incorporou várias empresas estatais chinesas, incluindo a Aviation Industrial Corp. of China (AVIC).

Mais informações em DN

Bancos da China estudam oportunidades em Cabo Verde

Bancos chineses estão a estudar as oportunidades que se lhes oferecem em Cabo Verde, disse a embaixadora de Cabo Verde na China que acrescentou que os contactos em curso estão ainda numa fase “bastante embrionária.”

A embaixadora Tânia Romualdo disse em entrevista ao mais recente boletim de informação do Fórum de Macau que, além da banca, Cabo Verde tem para oferecer aos potenciais investidores chineses oportunidades nos sectores do turismo e da economia marítima, que são “sectores privilegiados e onde se concentra um enorme potencial e interesse para o país.”

Mais informações em Macauhub

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2018 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.