Copy
Newsletter semanal de negócios sobre Portugal e a China
38/2016
Veja este e-mail no seu browser
 English news HERE | ä¸­æ–‡æ–°é—»è¿™é‡Œ
Maior negócio energético de sempre na Europa avança no Reino Unido, por parte de grupo sino-francês in Jornal de Negócios
Investimento direto da China no exterior aumenta 53,3% entre Janeiro e Agosto in People
Macau funciona como ponte entre China e mundo lusofono na feira de Xiamen in CRI
Empresa chinesa fornece material a empresas ferroviarias angolanas in Macauhub
Chinesa CRRC quer entrar no mercado ferroviário brasileiro in Macauhub
10 startups portuguesas em destaque na Wired Magazine in Wired
Curso de Pós-Graduação em International Business - ISEG/CEGE | Inicio de Setembro AQUI
Mestrado em Estudos Chineses da Universidade de Aveiro - Estudo de opinião (survey) AQUI
Opportunities for Startups in the Chinese Market & China Start Presentation: CCILC-CKGSB-Startup Braga-UPTEC | 27 Setembro AQUI
I Fórum Económico Portugal-China | CCILC- Fundação AIP | 15-16 Novembro AQUI
120º Feira de Cantão | 15 Outubro - 4 Novembro AQUI
Viagem empresarial a Shenzhen - SPI | 16 a 21 Novembro AQUI
Missão Empresarial na China - MIF 2016 e II Fórum dos Jovens Empresários China-PLP (AJEPC) | Outubro 2016 AQUI
Visita de estudo à China - CEGE/ISEG | 13 a 25 de Outubro 2016 AQUI
Missão Empresarial da União Europeia a Pequim | 23-25 Novembro AQUI
Apresentação e esclarecimentos sobre o Carnet-ATA - CCP/ACL | 23 Setembro AQUI
Emprego AQUI|Negócios AQUI

Macau vai construir centro para promover relações da China com os países de lingua portuguesa 

O Chefe do Executivo de Macau, Chui Sai On, disse em Lisboa que o governo está a estudar a criação de um complexo em Macau que incorporará as várias iniciativas que estão em curso para promover Macau como plataforma entre a China e os países de língua portuguesa.

Segundo um comunicado do Gabinete de Comunicação Social (GCS) do governo, o centro ficará instalado num único edifício e juntará interesses em áreas económicas-comerciais, oferta de serviços para empresas, organização de feiras, reuniões e exposições culturais e formação de profissionais.


Mais informações em Macauhub

KNJ Investment será o maior acionista da Global Media

O grupo chinês KNJ Investment Limited, sediado em Macau — e liderado pelo empresário Kevin Ho, sobrinho do ex-chefe do Executivo em Macau, Edmund Ho — está a preparar-se para assumir o estatuto de maior acionista do grupo Global Media, proprietário de meios como “JN”, “DN” e TSF. 

Segundo apurou o Expresso, a operação deverá ser formalizada nos próximos meses, provavelmente já em 2017, e será concretizada através de um aumento de capital e da compra de pequenas parcelas (2,5%) das participações de 15% atualmente detidas no grupo pelo BCP e pelo Novo Banco.

Mais informações em Expresso

CTG inaugura o maior elevador de barcos do mundo

O elevador de barcos da barragem das Três Gargantas, na China, a maior infraestrutura do tipo a nível mundial, começou a funcionar este fim de semana, 22 anos após o início da construção daquela barragem.

Trata-se do "maior e mais sofisticado" elevador de barcos do mundo, segundo o comunicado difundido pela China Three Gorges (CTG), o grupo que gere as Três Gargantas e principal acionista da EDP (Eletricidade de Portugal).

Mais informações em Diário de Notícias

Bolsa tremida mas BCP em alta, com a Fosun mais perto

A bolsa nacional abriu a perder 0,34%, mas no primeiro quarto de hora o desempenho do BCP permitiu que o índice de referência PSI20 passasse a terreno positivo, embora estando tremido na linha de água, valorizando 0,1%.

As ações do Millennium bcp subiam 1,1%, depois de o banco ter anunciado que apreciou positivamente a proposta da chinesa Fosun para tomar uma posição relevante no seu capital e que vai aprofundar as negociações.

Mais informações em TVI24

Joint-venture da Lufthansa com Air China para voos europeus

O Grupo Lufthansa, associado CCILC, e a Air China assinaram hoje em Pequim um acordo de parceria alargada que permitirá a ambos os grupos de aviação operar em conjunto todas as ligações entre a Europa e a China como parte integrante da joint venture comercial. Tal significa que as duas companhias irão sucessivamente implementar o que acordaram como acordado no memorandum of understanding do verão de 2014.

Esta joint venture pretende expandir significativamente as ligações mútuas em code-share e fortalecer a parceria comercial. Tal irá permitir ao Grupo Lufthansa continuar a
seguir a sua estratégia na Ásia, baseada em parcerias.

Mais informações em CCILC

Obama pede melhores condições para empresas estrangeiras na China

Obama "urgiu a China a garantir um entorno com igualdade de oportunidades para que todas as empresas concorram de forma justa na China" e ambos falaram sobre "a importância de fazer avanços na negociação de um tratado de investimento bilateral" e um acordo sobre "bens ambientais na Organização Mundial do Comércio" (OMC).

Obama e Li também abordaram a mudança climática e se comprometeram a "seguir trabalhando para conseguir que o acordo de Paris entre em vigor o mais rápido possível" e "alcançar um mecanismo baseado no mercado para reduzir as emissões da aviação internacional", segundo a Casa Branca.

Mais informações em Exame

Ambiente: Pequim mais rigorosa com as industrias

Pequim vai endurecer o controle sobre indústrias que afetam a qualidade do ar, disse domingo o departamento municipal de supervisão de qualidade. Os controles cobrirão as indústrias de carvão, petroquímica e química, disse o departamento. 

De janeiro até agosto, o departamento inspecionou 1.114 empresas de produção e de processamento de carvão e encontrou 36 casos onde os padrões nacionais não estavam sendo atendidos, emitindo multas que totalizam mais de 480 mil yuans (cerca de US$ 72 mil).

Mais informações em CRI

CCILC
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Copyright © 2018 Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, All rights reserved.