Copy

Comunicado à imprensa

 

Apoio estatal português
a filme brasileiro com animais
gera petição de repúdio

 

São já mais de 3500 os portugueses que se manifestaram numa petição online contra o apoio financeiro do estado português ao filme brasileiro O Grande Circo Místico, que deslocou a produção para Portugal pelo facto de no Brasil não poder utilizar animais selvagens nas gravações.

O filme, realizado pelo conhecido cineasta brasileiro Cacá Diegues e que contará com actores como António Fagundes, Mariana Ximenes e o francês Vincent Cassel, receberá do Instituto do Cinema e do Audiovisual um apoio no valor de 110.521,66 euros.

Sobre a decisão de gravar em Portugal, Cacá Diegues disse recentemente à revista brasileira Época que “É mais fácil levar o Fagundes para Portugal do que trazer um elefante para o Rio”. Após ter contactado directamente a produção e os actores envolvidos no filme e ter recebido a resposta de que os animais serão mesmo utilizados, a Associação Vida Animal avança agora para a petição porque, segundo o seu presidente Jorge Ribeiro, “não podemos aceitar passivamente que uma produção cinematográfica se desloque propositadamente para Portugal para fazer algo que é ilegal no seu país e que devia ser ilegal também no nosso - e com a agravante de obter apoio do estado para fazê-lo”.

Na petição é ainda mencionada a existência em Portugal de legislação que proíbe aos circos a detenção de animais selvagens, abrindo apenas uma excepção para os animais já detidos à data da entrada em vigor do documento. Trata-se da Portaria n.º 1226/2009, que é no entanto descrita como “ineficaz”.

O início das filmagens está previsto para breve e a estreia para Março de 2015. Até lá, segundo Jorge Ribeiro, a Vida Animal continuará a tentar “chamar a atenção para a nossa legislação desadequada e impedir que Portugal se torne destino preferencial para quem pretenda explorar animais para entretenimento e não o possa fazer no seu país de origem”.


Para mais informações, contacte:

Jorge Ribeiro
934607214
imprensa@vidanimal.org
www.vidanimal.org
Copyright © 2014 Associação Vida Animal
Email Marketing Powered by Mailchimp