Copy
28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO DE 2020
 
O Politécnico de Viseu registou o maior número absoluto de entradas de estudantes, na 1.ª  fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, dos últimos dez anos. Os resultados, que acompanham o aumento nacional, mantêm ainda o posicionamento na lista de politécnicos nacionais. No total dos concursos, esperam-se mais 2.400 novos estudantes no Politécnico de Viseu, no ano letivo 2020/2021.


   2.400 novos estudantes

O Politécnico de Viseu (PV) registou um número de 847 candidatos colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES): o maior valor dos dez últimos anos. Com uma taxa de ocupação de 64%, novamente a mais elevada no mesmo período, o PV mantém a posição na lista de números absolutos de candidatos aos politécnicos nacionais, depois do Porto, Lisboa, Coimbra, Leiria, Setúbal e Bragança. 

Quando ainda faltam realizar as 2.ª e 3.ª fases do CNAES, os resultados dos restantes concursos e dos regimes de mudança de curso, João Monney Paiva, Presidente do Politécnico de Viseu, indica que, apesar da tendência nacional de redução do número de estudantes internacionais, essa descida não é expectável no PV. Para 2020/21, Monney Paiva, aponta um total "2400 novos estudantes a quererem melhorar as condições com que se dispõem a enfrentar o futuro. Que é agora. No Politécnico de Viseu."

O valor indicado resulta da previsão em crescendo da chegada de novos estudantes nas várias ofertas formativas disponibilizadas, em particular nas licenciaturas (onde se regista um aumento de 8% em relação ao ano anterior, mantendo-se um crescimento contínuo nos últimos quatro anos) e nos CTeSP.

Para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que decorre desde hoje a 9 de outubro, o Politécnico de Viseu disponibiliza 484 vagas.
NOVOS ESTUDANTES: O PRINCÍPIO DO VOSSO FUTURO
Cada novo estudante vai receber um KIT individual de boas vindas que inclui informação útil (desde como obter apoio social, a questões frequentes sobre a COVID-19), duas máscaras e uma iniciativa especial: a primeira vez que for ao Teatro Viriato, o Politécnico de Viseu oferece o bilhete!



#40AnosPV

#instameetapmdejavu é uma exposição de trabalhos de estudantes de Fotografia da Licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia, da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), realizados durante o período de confinamento. Desafiados a selecionar as suas obras artísticas preferidas e a recriá-las fotograficamente, os estudantes fizeram composições a partir dos meios que dispunham e recorrendo a eventuais participações das pessoas com quem estavam a viver.  Os resultados foram reunidos numa exposição virtual no Instagram com a hashtag #instameetapmdejavu, que agora, a partir do dia 28 de setembro, podem ser vistos no hall da Aula Magna do Politécnico de Viseu, até novembro. 
A proposta de #instameetapmdejavu é uma sucedânea de uma campanha lançada pelo Getty Museum, inspirada na conta holandesa do “Tussen Kunst en Quarantaine” (Entre Arte e Quarentena), tendo como ponto de partida o “ready-made” de Marcel Duchamp à “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci. Com curadoria de José Pereira, José Luís Loureiro, Luís Calheiros e Fernando Oliveira,  #instameetapmdejavu reúne os trabalhos de 26 estudantes e é uma antecâmara do  projeto “Diálogos Exemplares (Leonardo da Vinci vs. Marcel Duchamp)”, previsto para 2021.

 
SER E TER, de Nicholas Philibert
1 OUT, quinta-feira, 21h30
Auditório do Instituto Português da Juventude
Integrado no ciclo de Cinema "Variações do Saber", uma organização do Cine-Clube de Viseu. A entrada é gratuita para professores, alunos e funcionários do Politécnico e para jovens até aos 18 anos (sujeita à reserva antecipada, para geral@cineclubeviseu.pt ou 232 432 760  



Agenda

29 DE SETEMBRO

O Grupo de Missão para Estudantes com Necessidades Educativas Específicas do Politécnico de Viseu está a organizar um seminário, no âmbito da surdez, sobre o tema "Comunidade Surda e o Ensino Bilingue" a realizar na ESTGV no próximo dia 29 de setembro às 10h00, que contará com a participação da SurdiSol e com a intérprete de Língua Gestual Portuguesa, Catarina Campos. O objetivo deste seminário é sensibilizar os docentes do IPV para a forma como as aulas deverão decorrer na presença da intérprete e de um aluno portador desta necessidade.


+ INFO
29 DE SETEMBRO

“Até ao lavar dos cestos é vindima.” O período do ano mais especial e mágico no mundo vínico já começou. Para que os curiosos, e não só, possam viver a tradição das vindimas, a Escola Superior Agrária de Viseu convida toda a comunidade a participar na Tradicional Monumental Vindima, a realizar-se a 29 de setembro, a partir das 8h00. De forma a serem mantidas as condições de segurança do COVID 19, o número de participantes é limitado, devendo ser efetuada  inscrição aqui. Aos participantes é pedido que tragam vestuário adequado, uma tesoura de vindima ou poda e, essencialmente, boa disposição!

+ INFO
30 DE SETEMBRO

O Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMGI) vai iniciar uma nova série de iGiMec TALKS, com a presença de Rui Ferreira, da Mercedes-Benz Certified, numa sessão dedicada ao mercado automóvel. Considerado um campeão de vendas no mercado automóvel português, Rui Ferreira abordará o tema “Automotive Digital Sales,” com destaque para a digitalização dos processos comerciais e o seu impacto nos níveis de confiança dos diversos players do mercado. A sessão, que terá lugar no dia 30 de setembro, quarta-feira, pelas 14h30, decorre numa plataforma online

+ INFO



Inscrições abertas

O Politécnico de Viseu vai acolher a iniciativa Tourism Explorers que procura as melhores ideias e as melhores startups da área do Turismo. O objetivo é ajudar a criar e/ou acelerar ideias relacionadas com o sector do Turismo. O Tourism Explorers está dividido em Ideação e Aceleração. Na Ideação, os participantes vão ter de encontrar uma solução inovadora para um desafio que lhes for colocado. Na Aceleração, as equipas vão ter oportunidade de testar e validar o seu modelo de negócio. A 4.ª edição deste programa vai acontecer em 12 cidades. As inscrições na iniciativa terminam a 7 de outubro. A participação é gratuita.
 
Despacho n.º 9138/2020 - Diário da República n.º 188/2020, Série II de 2020-09-25 143719224 // Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Gabinete do Ministro // Aprova o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior
Mensagem para <<Nome>> *|LNAME|*

ipv.pt

Website
Email
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Copyright © 2020 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp