Copy

NEWSLETTER DE 25 A 31 DE JANEIRO DE 2021
 

Num dos momentos mais difíceis da nossa vida coletiva, iniciámos hoje, em pleno, um alinhamento com as Medidas de Confinamento mais restritivas que foram decididas para o País.
Todas as atividades letivas remanescentes passaram a distância, as avaliações presenciais foram adiadas e restringiram-se as atividades laborais ao mínimo essencial. 
Mantêm-se em funcionamento os Serviços de Alimentação, as Consultas de Medicina Geral e Psicologia e a Rede de Bibliotecas.
Mantém-se ativos os Serviços de Ação Social e as iniciativas do Grupo de Missão para a Inclusão. Mantém-se ativa a Loja Solidária.
Mantém-se insubstituível a participação e entrega dos estudantes e das suas organizações associativas na deteção dos casos que necessitam da nossa solidariedade.
Está em curso a iniciativa Transforma Portugal, na qual a nossa instituição participa desde o primeiro momento e que permitirá a atribuição de bolsas de solidariedade para ajudar pessoas em dificuldades.
Este é um momento que apela para a nossa participação cívica. Para acudir a necessidades que julgaríamos obsoletas, e que voltam, fruto destas circunstâncias desconcertantes, a estar na ordem do dia.
Temos de antecipar os receios das incertezas que nos assolam. Temos de fazer frente às nossas angústias com a nossa vontade. A vontade para nos unirmos mais, para nos ajudarmos mais, para estimularmos mais as nossas affiliative mentalities. Para minimizar as ondas de choque desta crise na saúde, no emprego, na economia, na sociedade.
Para os mais jovens, que já passaram por outras crises, sempre no passado a história foi descontínua e sempre as gerações envolvidas responderam com o seu entusiasmo e otimismo para criar o futuro que foi ontem e que será amanhã.
Não nos esqueçamos de que é fundamental a continuação da proteção: nossa, dos nossos familiares, dos nossos concidadãos. Dos que estão mais desprotegidos. Não nos deixemos vencer pelo cansaço.
Quem não se cansa, e a quem gostaria de deixar um agradecimento, são os restantes membros da nossa comunidade, que nos permitem continuar a dispor de energia, alimentos, cuidados de saúde e um sem número de produtos e serviços que nos permitem continuar a viver.
Deixo ainda um tributo a todos aqueles que, particularmente nestas situações, nos inspiram a sermos melhores pessoas: aqueles que sempre fazem mais do que aquilo a que são obrigados. É com elas e com eles que o mundo pula e avança. Mesmo nos momentos mais tristes, nos momentos mais difíceis, seremos capazes, "(...) within it [to find] the power to author a new chapter, to offer hope and laughter to ourselves".
Em conjunto, com entreajuda, seremos capazes de alcançar mais, de continuar a gerar futuro.
Um futuro que nos permita continuar a construir uma sociedade mais justa e um planeta melhor para todos.



João Monney Paiva
Presidente do Politécnico de Viseu
22 de janeiro de 2021


 

Durante o período de suspensão das atividades presenciais os Serviços de Ação Social redefinem o seu funcionamento, mas continuam a trabalhar para garantir a sua atividade de apoio e a sua presença no quotidiano dos alunos.
Assim, as três residências mantêm o pleno funcionamento, assegurando aos alunos que se mantenham alojados, todas as condições para tal, bem como o cumprimento das medidas de prevenção fixadas no âmbito do seu plano de contingência.
Mantém-se também operacional o Serviço de Alimentação, podendo os alunos continuar a usufruir de refeições disponibilizadas em regime de take-away.
Da mesma forma, o Gabinete de Saúde continuará a ajudar os alunos a lidar com as dificuldades sentidas e a prestar acompanhamento com vista ao seu bem-estar físico e psicológico, através de consultas de medicina geral ou psicologia, à distância de uma chamada para o 232 480 725.
Tendo em conta a importância da comunicação com os estudantes, ainda mais essencial neste período, e para que possam obter toda a informação e esclarecimentos sobre os seus direitos, bolsas de estudo e outros apoios sociais, além do atendimento eletrónico (sas@sc.ipv.pt) ou telefónico (232 480 690), os serviços mantêm o atendimento presencial efetuado mediante marcação prévia, por forma a evitar situações de risco.

Numa resposta conjunta do PV+Solidário, SAS, CLAIM de Viseu e de Lamego, Associações de Estudantes e Provedor dos Estudantes, foi criado um sistema logístico de apoio para entrega de bens de primeira necessidade a estudantes que se encontrem em situação de confinamento ou isolamento social

Carla Coimbra
Administradora dos Serviços de Ação Social 
24 de janeiro de 2021

Quando se iniciaram as atividades lectivas todos tínhamos a esperança de que tudo iria, mais dia menos dia, voltar à normalidade. Essa esperança foi-se esmorecendo e eis-nos de novo em estado de emergência, com medidas extraordinárias de funcionamento das atividades lectivas e restrições a vários níveis, o que mais uma vez apela à nossa capacidade de adaptação a estas realidades.  
Se esta situação vai de novo pôr à prova a nossa resiliência, mesmo emocional, ela implica igualmente uma maior proatividade de todos, designadamente dos alunos no sentido de conhecerem as regras específicas que cada uma das escolas definiu para este período, assim como cada curso ou mesmo cada unidade curricular. Esta proatividade é importante para que a desinformação ou alguma confusão não se instale, pondo em causa, por incumprimento dos deveres, o apelo aos vossos direitos.
Se ensinar e aprender neste contexto é já em si um desafio, devem merecer uma atenção especial todos os que, estando em situação de confinamento ou isolamento social, estão ou podem vir a estar, em maiores dificuldades. Atento a esta situação e como forma de dar resposta rápida, o PV através do PV+Solidário, SAS, CLAIM, Associações de Estudantes e Provedor do Estudante, irão disponibilizar um canal de comunicação direta para apoio e entrega de bens de primeira necessidade a estudantes que se encontrem nesta situação. Mas a Provedoria também está, como sempre esteve, à vossa disposição para vos ouvir, para vos esclarecer ou para vos orientar, em tudo o que considerem importante para vos poder ajudar, bastando para isso entrar em contacto pelos meios disponibilizados na página do Provedor.
Se o caminho se faz caminhando, vamos continuar a fazê-lo juntos, cumprindo com as regras de proteção, sendo mais resilientes, mais proativos, mais atentos ao outro e mais solidários. 

Conto convosco!
Contem comigo!


Álvaro Bonito
Provedor do Estudante
25 de janeiro de 2021

 

Os estudantes do Politécnico de Viseu são responsáveis e dão o exemplo.


Os estudantes do Politécnico de Viseu são jovens com sentido de responsabilidade, informados e agentes de saúde pública. 
No tempo difícil que atravessamos apelamos a todos que façam a sua parte, fiquem em casa e protejam-se para que em breve possamos estar juntos.
Voltaremos em segurança com o sentimento que nada está perdido. 
A Associação Académica e as Associações de Estudantes estão disponíveis para o auxílio e acompanhamento de todos. 
Vemo-nos em breve, até lá protejam-se!


Beatriz Vouga
Presidente da Direção da Associação Académica do IPV
25 de janeiro de 2021

 
Apoios em Viseu e Lamego
A linha municipal VISEU AJUDA é um serviço de apoio destinado a pessoas e famílias residentes no concelho, carenciadas, em isolamento ou outra situação de vulnerabilidade social, que necessitem de uma resposta imediata e/ou prolongada para um conjunto de bens e serviços básicos, nomeadamente a aquisição de medicamentos e de compras de supermercado (bens alimentares e outros essenciais – produtos de higiene pessoal e de casa). Conheça aqui este Plano de Apoio Económico e Social e a Linha de Emergência Social.
O VISEU ENTREGA é um serviço gratuito, organizado e financiado pelo Município de Viseu, que garante a entrega das refeições compradas pelos consumidores aos restaurantes locais, através do serviço de táxis do concelho.

CONTINUAR A LER AQUI

 
"Lamego Ajuda" garante apoio social de emergência
Precisa de apoio social ou psicossocial de emergência no contexto da atual situação de pandemia? Com a entrada em vigor do novo confinamento geral, o Município de Lamego informa que o programa "Lamego Ajuda" auxilia e protege as pessoas mais vulneráveis, em particular a população idosa, ou em situação de isolamento social e sem retaguarda familiar.

CONTINUAR A LER AQUI

 

Informação Oficial

+351 808 24 24 24
Linha SNS 24 para triagem de sintomas e esclarecimento de dúvidas sobre COVID-19.


+351 300 502 502
Linha Segurança Social para esclarecimentos sobre assistência à família, subsídio de doença e quarentena.


+351 217929714 
+351 961706472
Gabinete de Emergência Consular
covid19.min-saude.pt
Plataforma da DGS para esclarecimentos sobre a COVID-19.

atendimento@SNS24.gov.pt
Canal SNS 24 para esclarecimentos de dúvidas. Não utilizar para diagnóstico médico.

gec@mne.pt
Gabinete de Emergência Consular

Legislação COVID19
Área do Diário da República Eletrónico dedicada à legislação relativa à pandemia
Politécnico de Viseu nas notícias
Leia aqui as NEWSLETTERS anteriores

ipv.pt

Website
Email
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Mensagem para <<Nome>> *|LNAME|*
Copyright © 2021 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp