Copy

Novidades de #agosto #2020

the minimal house

Temos um vício incurável: o de estar sempre à procura de novos caminhos para calcorrear, sempre com curiosidade para saber o que está para lá da próxima curva. É esta a nossa resolução para agosto: explorar mais, descobrir lugares novos, quebrar a rotina, procurar um sentido nos dias, esforçar-nos cada vez mais para manter este belo planeta que temos. Um sentido, um equilíbrio. Em agosto propomos explorar as vilas num equilíbrio virtuoso entre o rural e o urbano de que a Vila do Bombarral não é exceção.

As vilas são esse aglomerado populacional de tamanho intermédio entre a aldeia e a cidade, dotado de uma economia quase autossuficiente, quase sempre marcado por um passado agrícola e senhorial. Uma mudança caracterizada por um momento no tempo em que o sector terciário (comércio e serviços) passa a ter uma importância relevante e lhe proporciona alguma valia econômica. Sendo uma povoação, mas não sendo ainda uma cidade, é em Portugal quase sempre a sede de concelho político ou importante centro setorial económico, social e cultural, a que foi dada essa categoria intermediária. Mas não chega pensar no passado. O presente traz novos desafios. 
_ O QUE FOI

Em julho a The Minimal House foi notícia. Ainda estava o mês a começar e demos nas vistas na O Bica. NO FUTURO, A OESTE TUDO DE NOVO – THE MINIMAL HOUSE. O Bica é uma revista moderna e cosmopolita, de causas e de propostas, de afirmação da identidade multicultural de Lisboa e do país, O Bica é, sobretudo, uma revista de ideias. Um artigo que conta a nossa história, apresenta a nossa casa e dá a conhecer alguns locais a visitar perto da The Minimal House, bem como algumas experiências a não perder na próxima visita ao Oeste e ao Bombarral. Para ler completo na revista O Bica

Já o calor do julho se sentia e recebemos a visita do Sapo Lifestyle que nos brindou com um o artigo. É UMA CASA PORTUGUESA, COM CERTEZA, O POISO PERFEITO PARA (RE)DESCOBRIR A REGIÃO OESTE. Um texto honesto e rigoroso que nos encheu de orgulho onde as memórias de infância e as vivências do passado se misturam com o mais moderno e contemporâneo nas propostas estéticas da The Minimal House.
 
Para ler completo no portal do Sapo Lifestyle Agradecemos as palavras e aqui estamos ao dispor de quem no quiser visitar. Artigos completos no nosso site, separador PRESS ROOM 

_ O QUE ESTÁ PARA VIR 

Para nós, Verão é sinonimo de comidas frescas e saladas dos produtos da época. De todos esses, destaco um que transporta para os meus lugares de infância o Tomate Coração Boi. Apenas com um toque de flor de sal ou Salada de Tomate Coração de Boi, cebola-nova, orégãos e folhas verdes; Salada de Tomate Coração de Boi e queijo mozarela, pesto de manjericão e rúcula selvagem; Gaspacho de Tomate Coração de Boi com melancia. As opções não param. Carnudo, suculento e de sabor único, agosto é o mês do tomate coração de boi, uma referência gastronómica em todo o pais e também no nosso verão. 

A pandemia também fez acelerar tendências. O crescimento do trabalho remoto vai mudar para sempre o equilíbrio populacional entre as cidades, as zonas rurais e, por conseguinte, as vilas. Mais pessoas irão decidir morar no interior priorizando a qualidade de vida em detrimento da proximidade do escritório. As aldeias e vilas vão renascer com uma nova geração que quer viver em comunidade mais perto da natureza. Caberá então às vilas e pequenas cidades organizarem-se e tornarem-se atrativas para estes novos povoadores à procura de um bom sítio para viver. Existem fatores essenciais que terão de ser uma aposta forte tais como o acesso a uma internet rápida, vida cultural e espaços preparados para pessoas trabalharem (centros de negócios/espaços de coworking). 
 
Nós por cá já começamos em agosto teremos a iniciativa “Agosto Convida” e Quinzena Gastronómica do Coelho. Animação de Rua aos sábados de manhã, Mostra de Produtos Locais (Posto de Turismo) e terceira Quinzena Gastronómica do Coelho (1 a 15 de agosto). Na impossibilidade de realizar, devido à pandemia da Covid-19, aquele que é o grande evento anual do concelho do Bombarral, o Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha, o Município do Bombarral irá dinamizar ao longo o próximo mês o evento “Agosto Convida”. Esta iniciativa surge com o intuito de trazer mais vida à vila durante este período de maior atração turística, procurando, ao mesmo tempo, dinamizar o comércio tradicional e a economia local, a edilidade preparou um conjunto de iniciativas, a começar pela realização de vários momentos de animação de rua, que ocorrerão todos os sábados de manhã. Dar a conhecer o melhor que o Bombarral tem para oferecer em termos de produtos locais é outro dos objetivos desta ação, estando disponível no Posto de Turismo uma mostra de um conjunto diversificado de produtos do concelho.

_ A THE MINIMAL HOUSE SUGERE 
Chama-se FALU e é o primeiro festival de arte urbana das Caldas da Rainha que conta como artistas convidados Bordalo II, Add Fuel, Akacorleone, Daniel Eime e Nuno Viegas da edição que pretende “levar novas linguagens da cultura urbana às ruas da cidade”. Caldas da Rainha há muito que é uma cidade onde se respira tradição e vanguardismo. Por toda a parte existem registos de arte contemporânea, que convivem com o legado do emblemático artista Rafael Bordallo Pinheiro, tão presente na cultura local. Caldas da Rainha há muito que é uma cidade onde se respira tradição e vanguardismo. Por toda a parte existem registos de arte contemporânea, que convivem com o legado do emblemático artista Rafael Bordallo Pinheiro, tão presente na cultura local. As obras expostas pretendem sensibilizar a região para a difusão do papel interventivo da arte pública e divulgar novas e diversificadas estéticas. Através da liberdade criativa, os artistas inspiraram-se no meio envolvente das Caldas da Rainha e expressar-se nas paredes da cidade. A iniciativa foi impulsionada na sequência da nomeação de Caldas da Rainha a Cidade Criativa da Unesco, em 2019.  Esta edição deu origem a seis murais pela cidade (cinco na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo e um em Santo Onofre), com tema livre, no entanto com respeito às “referências identitárias da cidade”, sendo que cada artista tem uma semana para terminar a obra. A não perder. 
Acompanhe as novidades com a nossa playlist
The Minimal House MUSIC
Find Out More
Facebook
Link
Website
Copyright © *2020* *The Minimal House*, All rights reserved.

Our mailing address is:
Rua Camilo José Soares, nº27
2540-069 Bombarral
PORTUGAL

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
The Minimal House · Rua Camilo José Soares · 27, · bombarral 2540-069 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp