Copy
Ler este e-mail no seu navegador
01 de Dezembro 2020
A Sharke está lançando um novo produto para descomplicar sua jornada financeira. Participe se inscrevendo no nosso site: sharke.com.br
Dados referentes ao resultado da semana anterior, dos dias 23/11 até 27/11/2020
Newsdata #26 - O que fazer em momentos de incertezas? 
Incertezas. O que fazer?
Há uma máxima no mercado que é: compre na baixa e venda na alta. Porém, esse é um assunto que esconde várias complexidades. A principal delas é a habilidade de fazer o "market timing", ou seja, tentar acertar os fundos e topos do mercado. E como fazer isso se não podemos prever o futuro? Pois é, não podemos. Portanto, economistas e profissionais de mercado dedicam suas vidas em entender e interpretar indicadores. Saber o momento de uma empresa, o momento político, o momento macroeconômico (dólar, juros, risco país, etc) é o melhor que pode ser feito, mas não é uma solução definitiva, pois não temos garantias sobre o futuro. Portanto, não há compra e venda perfeita no mercado. De qualquer forma, vale o alerta sobre o viés comportamental de otimismo e pessimismo para que uma carteira seja corretamente estruturada de forma que as decisões sejam pragmáticas e planejadas e o menos impulsivas e emotivas.  

ciclo de investimento
Eleições municipais acabaram. Vamos falar do cenário fiscal?
 
O foco dos deputados e senadores finalmente podem retornar a tarefa mais importante: a legislação. Já discutimos há um tempo que o governo tem um dever de casa a fazer que é a questão fiscal. O governo gastou muito devido a pandemia (que está longe de acabar) e precisa sinalizar ao mercado algum controle da trajetória de sua dívida. 

REFORMAS! É a palavra que mais temos ouvido sobre o governo ultimamente. A folga no orçamento gerada pela reforma da previdência já acabou por que já gastamos tudo, mas temos várias outras reformas e mudanças na fila: reforma administrativa, tributária, PEC dos "gatilhos econômicos", privatizações e outros. Ao longo das próximas semanas traremos atualizações sobre cada uma dessas reformas pois elas têm peso fundamental na relação dívida/PIB do país, na credibilidade, no risco-país, e consequentemente nos preços de ativos no mercado. No link abaixo tem um panorama feito em Setembro de 2019 e é a partir dele que nos basearemos nas próximas edições.

Leia mais >>
DADOS PARA VIAGEM
  • Atualmente, no relatório Focus, do Banco Central do Brasil, a projeção de taxa de juros brasileira (SELIC) se alterou para 2021. O último consenso pesquisado mostra uma estimativa de fechamento de 2%, 3%, 4,5% e 6% para 2020, 2021, 2022 e 2023 respectivamente. A análise incial é a mesma: refere-se a uma inclinação positiva, onde juros altos significam inflação devido ao crescimento, mas também há componentes relacionados a risco Brasil.
Blog Sharke

Já sabe como ver a carteira de um Fundo de Investimos? Além da nossa plataforma de análise também é possível ver detalhe, produto a produto, em que um fundo aplica o dinheiro via o portal da CVM. No link a seguir ensinamos como fazer isso. 
Fundos Sharke

No site temos a ferramenta de análise de fundos para lhe ajudar a investir. Você conhece o Western Asset FIA BDR Nivel I? É um fundo de investimento que aplica o dinheiro majoritariamente em BDRs, expondo o investidor ao dólar e mercado amercino de forma diversificada. 
Sharke Investimentos: descomplicando a sua jornada de investimentos.

Acreditamos que investidores com informações embasadas em dados investem melhor. Utilizamos de uma abordagem de entrega de informações orientada a dados (data-driven). O Newsdata é uma curadoria de coleta de dados importantes para auxiliar nas escolhas de seus investimentos.
Website
Instagram
LinkedIn
Twitter
Facebook
Copyright © 2020 Sharke, All rights reserved.