Copy
Ler este e-mail no seu navegador
28 de Dezembro 2020
A Sharke está lançando um novo produto para descomplicar sua jornada financeira. Participe se inscrevendo no nosso site: sharke.com.br
Dados referentes ao resultado da semana anterior, dos dias 21/12 até 25/12/2020
Newsdata #29 - 2020 e giro nas reformas - Parte 4
2020, que ano!
Um choque. É assim que os economistas se referem a acontecimentos que possuem impacto econômico significativo num espaço limitado de tempo. A pandemia é um forte choque e sem antecedentes históricos quanto a rapidez dos seus impactos econômicos. Entretanto, aqui estamos no final do ano com várias perguntas respondidas sobre a pandemia e outros. Levantamos em Newsdatas anteriores alguns fatos que poderiam impactar o final do ano dos investidores brasileiros e pelo mundo: a judicialização das eleições americanas, novos lockdowns, orçamento do governo para 2021 (incluindo discussões sobre o teto de gastos). Nessas três questões tiveram arrefecimentos. Arrefecimentos significam retiradas de incertezas que levam a efeitos favoráveis a investimentos.
 
Giro nas reformas parte 4: PEC do pacto federativo
 
Nos Newsdatas anteriores já cobrimos as reformas: a reforma administrativa, reforma tributária, a PEC Emergencial. Hoje, falaremos da PEC do Pacto Federativo (PEC 188/2019). 

Também apresentada em novembro de 2019 refere-se a descentralização de recursos federais. Segundo o atual Ministro da Economia, Paulo Guedes, "o dinheiro já sai carimbado" quando sai da União em direção aos Estados e Municípios, e que flexiblizações no uso dessa verba encaminhada é um dos caminhos que auxiliaria o melhor uso dos recursos públicos. Portanto o governo federal teria um papel um pouco menor na execução dos gastos, em contra-partida, maior a responsabilidade seria nos estados e municípios. Como todas essas mudanças na legislação implicam em melhor eficiência dos gastos públicos ela é bem vista pelos investidores. A PEC está parada desde 10/2020 em uma CCJ aguardando continuidade.
 
Leia mais >>
DADOS PARA VIAGEM
  • Para fechar o ano vamos falar quais foram as ações que mais subiram até a escrita desse artigo: CSNA3 (123%), WEGE3 (116%), PRIO3 (113%), MGLU3 (105%) e BRPA4 (80%). Enquanto isso as maiores cinco maiores quedas foram: IRBR3 (-79%), CIEL3 (-58%), COGN (-57%), EMBR3 (-56%) e CVCB3 (-50%).
  • Ao invés de falarmos sobre a pandemia do ponto de vista econômico, ou de governos, vacina, isolamento, etc, vamos deixar o link para o portal do Ministério da Saúde que compila todos os números de casos, mortes, separação por estados e etc no Brasil. Link aqui. Para dados sobre outros países, recomendamos o Our World In Data.
Blog Sharke

Já sabe como ver a carteira de um Fundo de Investimos? Além da nossa plataforma de análise também é possível ver detalhe, produto a produto, em que um fundo aplica o dinheiro via o portal da CVM. No link a seguir ensinamos como fazer isso. 
Fundos Sharke

No site temos a ferramenta de análise de fundos para lhe ajudar a investir. Você conhece o Occam Institucional FIC FIM II? É um fundo de investimento com volatilidade anual histórica de 2% de forma consistemente.
Sharke Investimentos: descomplicando a sua jornada de investimentos.

Acreditamos que investidores com informações embasadas em dados investem melhor. Utilizamos de uma abordagem de entrega de informações orientada a dados (data-driven). O Newsdata é uma curadoria de coleta de dados importantes para auxiliar nas escolhas de seus investimentos.
Website
Instagram
LinkedIn
Twitter
Facebook
Copyright © 2020 Sharke, All rights reserved.