Copy
Ler este e-mail no seu navegador
08 de Fevereiro 2021
A Sharke está lançando um novo produto para descomplicar sua jornada financeira. Participe se inscrevendo no nosso site: sharke.com.br
Dados referentes ao resultado da semana anterior, dos dias 01/02 até 05/02/2021
Newsdata #35 - Chuva de IPOs na bolsa
Mas pra que um IPO?
Você é dono de uma empresa milionária e tem um empresa lucrativa nas mãos. Em algum momento você percebe que precisa fazer uma expansão da empresa. Seja abrindo novas lojas, fábricas, criando novas áreas ou até entrar em outros mercados. Esses são alguns dos vários motivos possíveis para uma empresa decidir fazer um IPO (initial public offer), ou no português, Oferta Pública Inicial, que é quando uma empresa decide vender parte da empresa em busca de recursos. Uma das formas de realizar essa venda é via bolsa de valores. É escolhido um percentual a ser colocado no mercado e a partir daquele momento a empresa tem milhares de novos sócios minoritários.

 
Tá chovendo IPOs
 
Em 2020 houve a superação de um recorde de IPOs. Foram R$ 117 bilhões de reais captados, superando 2007 com R$ 55 bilhões (não foi considerada inflação nesse valor), e 2021 deve continuar no mesmo ritmo. Alguns analistas apontam a queda da taxa de juros é um componente fundamental para tal, visto que o mercado de renda variável se torna mais atrativo e é mais fácil conseguir capital, e outros dizem que é algo do momento macroeconômico do Brasil, que vem em recuperação desde 2016.
 
Aqui temos uma matéria da Infomoney que lista todos os IPOs de 2020, entretanto, vamos focar em 2021. Apenas para Fevereiro, temos os seguintes lançamentos na bolsa:

Data - Ação (código) - Breve descrição
• 04/02/2021 - Intelbras (INTB3) - Maior fabricante nacional de câmeras e equipamentos de segurança eletrônica e comunicação no Brasil.
• 05/02/2021 - Moisaco (MOSI3) - Maior plataforma digital de conteúdo e originarão de vendas para o comércio eletrônico no Brasil. 
• 04/02/2021 - Mobly (MBLY3) - Maior loja de móveis e artigo de decoração on-line do país. 
• 08/02/2021 - Focus energia (POWE3) - Presente há mais de 15 anos do setor elétrico brasileiro, tem como os principais negócios da empresa: geração distribuída e comercialização, geração e gestão de energia. 
• 08/02/2021 - Jalles Machado (JALL3) - Referência no setor sucroenergético. Maior produtora e exportadora de açúcar orgânico em escala mundial. 
• 10/02/2021 - Bemobi (BMOB3) - Empresa focada na distribuição e monetização de apps, games e serviços digitais móveis para países emergentes. 
• 11/02/2021 - Cruzeiro do Sul Educacional (CSED3) - Com 50 anos de mercado, atualmente, a companhia é considerada o 4º maior grupo de ensino do país. 
• 11/02/2021 - Westwing (WEST3) - Plataforma de e-commerce que proporciona uma experiência de compra diferenciada para seus clientes. 
• 12/02/2021 - OceanPact (OPCT3) - Uma das principais prestadoras de serviços em ambiente marinho do Brasil. Atual nas áreas de ambiental, subsea e logística e engenharia. 
 
DADOS PARA VIAGEM
  • Em 2020 tivemos IPOs com valorizações muito expressivas desde o lançamento como os 180% da Aeris (energia renovável), 502% da Locaweb (infraestrutura de TI), 255% da Meliuz (cashback e afiliados) e os 51% da Petz (varejo para animais).
  • Ressaltamos as fontes confiáveis de informações para acompanhamento da evolução da pandemia. Vamos deixar o link para o portal do Ministério da Saúde que compila todos os números de casos, mortes, separação por estados e etc no Brasil. Link aqui. Para dados sobre outros países, recomendamos o Our World In Data.
Blog Sharke

Já sabe como ver a carteira de um Fundo de Investimos? Além da nossa plataforma de análise também é possível ver detalhe, produto a produto, em que um fundo aplica o dinheiro via o portal da CVM. No link a seguir ensinamos como fazer isso. 
Fundos Sharke

No site temos a ferramenta de análise de fundos para lhe ajudar a investir. Você conhece o OCCAM EQUITY HEDGE? É um fundo de investimento multimercado de estratégia livre que tem objetivo de retorno de CDI + 4% e de volatidade de também 4%.
Sharke Investimentos: descomplicando a sua jornada de investimentos.

Acreditamos que investidores com informações embasadas em dados investem melhor. Utilizamos de uma abordagem de entrega de informações orientada a dados (data-driven). O Newsdata é uma curadoria de coleta de dados importantes para auxiliar nas escolhas de seus investimentos.
Website
Instagram
LinkedIn
Twitter
Facebook
Copyright © 2021 Sharke, All rights reserved.