Copy
Ler este e-mail no seu navegador
01 de Fevereiro 2021
A Sharke está lançando um novo produto para descomplicar sua jornada financeira. Participe se inscrevendo no nosso site: sharke.com.br
Dados referentes ao resultado da semana anterior, dos dias 25/01 até 29/01/2021
Newsdata #34 - A ação que valorizou 1834% em Janeiro
GameStop (GME) e o assunto do mês!
O assunto do mês foi a questão da coordenação de compras via Internet para subir o preço de uma ação. Ao invés de falarmos em detalhes como funcionou, como ainda está funcionando ou falar do que é short squeeze, vamos falar sobre as implicações disso.

Devemos observar que é algo novo. Não há registros anteriores de investidores comuns, menores, com poucos milhões, milhares ou centenas de reais agirem em coordenação. Há casos famosos de grandes negócios como:

1. Da Mundial S/A, em 2011, e a condenação de duas pessoas por manipulação de mercado;
2. Da multa do Banco JP Morgan por manipular o preço do ouro;
3. De (mais uma) condenação contra Eike Batista sobre divulgação de informações falsas para inflar artificialmente o preço da OGX;

Os links são para textos que explicam em detalhes cada caso.
É crime ou não é?
 
É previsto na legislação o crime contra o mercado que se caracteriza da forma de que qualquer processo que tenha objetivo de subir ou derrubar o preço de um valor mobiliário (ações por exemplo), é um crime. Pra quem quiser se aprofundar, a descrição completa está na Instrução CVM nº 8 e na lei 6.385/1976, Art. 27-C, que fala que é crime uma "manobra fraudulenta". Se é ou não, as entidades competentes que irão julgar.

Portanto, os investidores estão suscetíveis a isso em certa forma caso as entidades competentes investiguem e enquadrem esse episódio nesse artigo. Entretanto, temos a Internet!  A pulverização de investidores fazendo isso dificulta muito. Como rastrear um usuário falso num site de fóruns que pode ter anonimizado sua conexão de Internet totalmente separada da sua conta real? Bem complicado. Os maiores volumes não estão sendo negociados por um grupo de WhatsApp/Telegram. Apesar de que surgiram grupos aqui no Brasil sobre isso.
O que aprendemos com tudo isso?
 
No mercado financeiro, via de regra*, para alguém ganhar, alguém tem que perder. Quando alguém compra é por que alguém vendeu. Então nesses momento temos investidores de fundos americanos que perderam parte do valor investido por conta desse tipo de acontecimento.

Por que via de regra?* Pois há formas de se expor nos mercados de forma protegida. Fator que parte desse movimento não teve. Quando uma parcela muito grande de capital alocada está apostando na queda e o papel sobe, ele tem que recomprar aumentando a posição, intensificando o processo.

Em resumo, quais são os fatores que impulsionaram as ações pra cima?
  • Empresa ter valor de mercado pequeno (USD 1.1 Bi no inicio de Janeiro/2020);
  • Muitas posições vendidas (apostando na queda) sem proteção para caso esta premissa estivesse errada;
  • Movimentação e coordenação sem precedentes via Internet para muitos compradores de menor capital fazerem compras;
  • Algoritmos de formadores de mercado criando liquidez para opções e comprando mais ações para proteção. Pelo menos estes não tiveram prejuízo (quem quiser saber mais sobre esse lado mais complexo, procure algoritmos que ganham com spread em operações de delta hedge); 
  • Alcance da Internet e mídia para divulgar ainda mais,

A pergunta que fica é: até quando isso vai durar? 🤷🏻‍♂️
 
DADOS PARA VIAGEM
  • Você sabia que no Brasil não é possível tem mais de 20% de posições vendidas em uma ação? Esse limite também é para 5% por investidor. Portanto não temos no mercado brasileiro uma ação com a mesma característica da GameStop que tinha 140% do seu valor de mercado vendido (apostando na queda). O mais perto aqui no Brasil é a IRB3 que tem pouco mais de 10% do seu valor de mercado (~R$ 1 bi) em posições vendidas.
  • Ressaltamos as fontes confiáveis de informações para acompanhamento da evolução da pandemia. Vamos deixar o link para o portal do Ministério da Saúde que compila todos os números de casos, mortes, separação por estados e etc no Brasil. Link aqui. Para dados sobre outros países, recomendamos o Our World In Data.
Blog Sharke

Já sabe como ver a carteira de um Fundo de Investimos? Além da nossa plataforma de análise também é possível ver detalhe, produto a produto, em que um fundo aplica o dinheiro via o portal da CVM. No link a seguir ensinamos como fazer isso. 
Fundos Sharke

No site temos a ferramenta de análise de fundos para lhe ajudar a investir. Você conhece o OCCAM EQUITY HEDGE? É um fundo de investimento multimercado de estratégia livre que tem objetivo de retorno de CDI + 4% e de volatidade de também 4%.
Sharke Investimentos: descomplicando a sua jornada de investimentos.

Acreditamos que investidores com informações embasadas em dados investem melhor. Utilizamos de uma abordagem de entrega de informações orientada a dados (data-driven). O Newsdata é uma curadoria de coleta de dados importantes para auxiliar nas escolhas de seus investimentos.
Website
Instagram
LinkedIn
Twitter
Facebook
Copyright © 2021 Sharke, All rights reserved.