Copy
Ler este e-mail no seu navegador
22 de Fevereiro 2021
A Sharke está lançando um novo produto para descomplicar sua jornada financeira. Participe se inscrevendo no nosso site: sharke.com.br
Dados referentes ao resultado da semana anterior, dos dias 15/02 até 19/02/2021
Sharke Investimentos agora é Genial! 

Já é possível investir com a gente! Basta abrir online a sua conta na corretora Genial Investimentos. Assim você terá acesso a Assessoria Sharke para transformar a sua jornada de investimentos.

Venha conversar com a gente e tirar as suas dúvidas: contato@sharke.com.br ou via 61 98608 3665. 
Newsdata #36 - Bolsonaro não resiste a pressão e interfere na Petrobras
"Não justifica 32% de reajuste no diesel esse ano." 
Foi assim que o executivo, representado pelo Presidente Jair Bolsonaro, justificou em um dos seus argumentos para troca do presidente da Petrobras. Mas será que realmente não há justificativas?

Vamos a alguns dados:
  1. Dólar em relação ao real valorizou 43% desde jan/19;
  2. O barril de petróleo brent está praticamente no mesmo patamar de jan/19;
  3. A gasolina comum valorizou por volta por de 25% no período (uma estimativa via dados da ANP. Não há como ter dados exatos devido a diferença de preços praticados);
  4. Durante a pandemia o preço do petróleo despencou, porém com o aumento do dólar, o consumidor final não sentiu muita diferença nem pra cima nem pra baixo;
  5. O governo é dono de 36% da Petrobras (detalhes da composição acionária aqui).
Vamos colocar mais algumas informações sobre o assunto antes de tirarmos as conclusões. A mais importante e mais falada é a tal "política de preços" da Petrobras. Como uma empresa a Petrobras precisa gerar lucro e ser competitiva perante seus pares nacionais e internacionais, assim o preço de petróleo bruto é balizado pela cotação do petróleo Brent (gráfico da cotação aqui).

Este é um problema complexo, que envolve muito mais que os cinco fatores listados acima, porém com esses dados já é possível ter uma noção de onde vem o aumento dos preços de derivados do Petróleo.
 
Existe liberalismo econômico quando a água bate no bumbum?
 
Essa pergunta bem humorada é mais uma reflexão sobre o papel do governo nos movimentos econômicos. A atuação do governo federal via presidente da república é uma resposta a pressão dos caminhoneiros, que ameaçam travar a logística rodoviária do país mais uma vez. Realizar a troca de uma pessoa de um cargo tão importantes tem suas consequência e também têm expectativas por parte quem a trocou. É razoável pensar que o novo presidente da Petrobras poderia atuar em prol de uma mudança significativa que serviria menos ao interesse da companhia. Mas isso não seria incoerente?

Talvez você está se perguntando: o Petroleo é brasileiro, a empresa é brasileira, esta não deveria está servindo somente ao povo ao vender combustível da forma mais barata possível? Há uma corrente de pensamento que diz que sim, porém as consequência são a insegurança jurídica e reputação brasileira, visto que a regra do jogo pode mudar a qualquer momento pela vontade governamental. Você como empresário gostaria de que quando sua empresa estivesse na melhor fase o governo limitasse o seu preço de venda?

Devemos lembrar que há outros fatores que fazem o câmbio estar desfavorável ao Brasil como juros baixos, oferta monetária alta e com inflação acima do esperado em meio a crise, situação sanitária ainda sem controle, reformas travadas no congresso e outros que tem tudo para retirar parte da pressão do dólar. São soluções mais complexas e lentas, porém, com certeza mais eficientes que uma canetada do presidente da república. Na outra ponta o preço do barril é algo desafiador visto que é um efeito de oferta e demanda global, e também não é algo de solução simples levando poucos fatores em consideração.
 
DADOS PARA VIAGEM
  • O relatório focus do Banco Central teve uma atualização importante de perspectiva de taxas de juros. Em um mês, a expectativa de taxa de juros para 2021 aumento de 3,25% para 3,75%.
  • Ressaltamos as fontes confiáveis de informações para acompanhamento da evolução da pandemia. Vamos deixar o link para o portal do Ministério da Saúde que compila todos os números de casos, mortes, separação por estados e etc no Brasil. Link aqui. Para dados sobre outros países, recomendamos o Our World In Data.
Blog Sharke

Já sabe como ver a carteira de um Fundo de Investimos? Além da nossa plataforma de análise também é possível ver detalhe, produto a produto, em que um fundo aplica o dinheiro via o portal da CVM. No link a seguir ensinamos como fazer isso. 
Fundos Sharke

No site temos a ferramenta de análise de fundos para lhe ajudar a investir. Você conhece o OCCAM EQUITY HEDGE? É um fundo de investimento multimercado de estratégia livre que tem objetivo de retorno de CDI + 4% e de volatidade de também 4%.
Sharke Investimentos: descomplicando a sua jornada de investimentos.

Acreditamos que investidores com informações embasadas em dados investem melhor. Utilizamos de uma abordagem de entrega de informações orientada a dados (data-driven). O Newsdata é uma curadoria de coleta de dados importantes para auxiliar nas escolhas de seus investimentos.
Website
Instagram
LinkedIn
Twitter
Facebook
Copyright © 2021 Sharke, All rights reserved.