Copy
Ler este e-mail no seu navegador
07 de Dezembro 2020
A Sharke está lançando um novo produto para descomplicar sua jornada financeira. Participe se inscrevendo no nosso site: sharke.com.br
Dados referentes ao resultado da semana anterior, dos dias 30/11 até 04/12/2020
Newsdata #27 - Novembro positivo e giro nas reformas
Fechamento positivo em novembro
Tivemos um mês de novembro positivo em números relacionados aos mercados. Ibovespa em alta de 15,8%, o dólar em queda de 7.1%, o CDS Brasil (chamado também de rísco-país) caiu 22%. O VIX, que é o indicador de risco da bolsa americana está em 20%, menor patamar desde 24/02/20. Alguns fatores chave macroeconômicos contribuiram para isso como o controle da segunda onda de COVID na Europa, as incertezas em relação as eleições americanas diminuiram e o investidor estrangeiro vendo menos margem em bolsas de países desenvolvidos acaba procurando mais risco em países emergentes, assim o Brasil, uma das bolsas de países emergentes mais afetadas pela pandemia retormou os patamares do final de 2019. 
 
Giro nas reformas: a administrativa
 
Comentamos no Newsdata anterior que iríamos falar em cada edição sobre projetos do governo em relação aos tópicos que impactam a questão fiscal. Lembramos que o dever de casa a fazer governo é a questão fiscal. O governo gastou muito devido à pandemia e precisa sinalizar ao mercado algum controle da trajetória de sua dívida. Isso teoricamente beneficiará os investimentos no Brasil.

Hoje comentamos a reforma administrativa apresentada na forma de PEC em 03 de setembro de 2020. Segundo Guedes, deveria ser essa a prioridade, e segundo Maia, a tributária deveria ser prioridade. Ainda não há perspectiva de votação no plenário em meio a esse bate-rebate, mas há reuniões e comissões discutindo o assunto. O principal ponto é que a reforma proposta afetará somente os futuros servidores públicos, e excluindo parlamentares (!), militares, juízes e procuradores. Então é uma reforma de impacto no longo prazo, auxiliando justamente na trajetória de dívida dos brasileiros pelas próximas décadas.

Leia mais >>
DADOS PARA VIAGEM
  • Atualmente, no relatório Focus, do Banco Central do Brasil, a inflação (IPCA), em último consenso pesquisado mostra uma estimativa de fechamento de 3,5% para 2020, 2021, 2022. Os números de 2020 foram revistos pra cima devido a recuperação econômica mais rápida que o esperado. Durante a crise acreditava-se em inflação de 1,5% em 2020. Outro ponto importante a ser monitorado diz respeito ao fim do impacto do auxílio emergencial em relação ao incentivo a aumentar a demanda, colaborando para aumento da inflação.
Blog Sharke

Já sabe como ver a carteira de um Fundo de Investimos? Além da nossa plataforma de análise também é possível ver detalhe, produto a produto, em que um fundo aplica o dinheiro via o portal da CVM. No link a seguir ensinamos como fazer isso. 
Fundos Sharke

No site temos a ferramenta de análise de fundos para lhe ajudar a investir. Você conhece o Icatu Vanguarda Pré-fixado FI RF LP? É um fundo de investimento que possibilita investir em títulos públicos de forma ativa e com vencimentos variados.
Sharke Investimentos: descomplicando a sua jornada de investimentos.

Acreditamos que investidores com informações embasadas em dados investem melhor. Utilizamos de uma abordagem de entrega de informações orientada a dados (data-driven). O Newsdata é uma curadoria de coleta de dados importantes para auxiliar nas escolhas de seus investimentos.
Website
Instagram
LinkedIn
Twitter
Facebook
Copyright © 2020 Sharke, All rights reserved.