Copy
Ler este e-mail no seu navegador
25 de Janeiro 2021
A Sharke está lançando um novo produto para descomplicar sua jornada financeira. Participe se inscrevendo no nosso site: sharke.com.br
Dados referentes ao resultado da semana anterior, dos dias 18/01 até 22/01/2021
Newsdata #33 - Os juros vão subir?
O Banco Central do Brasil dá sinais que sim
Em nota para imprensa essa semana, o Banco Central manteve a taxa básica de juros em 2% e mostrando sinais de que pode haver aumento no horizonte de curto prazo dado que deixa de existir o forward guidance, que era um instrumento para calibrar até quando as taxas de juros ficariam extraordinamente baixas, o que mostra que a política monetária seguirá da forma que sempre seguiu.  O comunicado na íntegra está no link do 'leia mais'.

Destaco aqui as duas frases mais importantes, visto que é comum o Banco Central expor fatores que têm influências opostas na política monetária:
 

"Por um lado, o nível de ociosidade pode produzir trajetória de inflação abaixo do esperado, notadamente quando essa ociosidade está concentrada no setor de serviços. Esse risco se intensifica caso uma reversão mais lenta dos efeitos da pandemia prolongue o ambiente de elevada incerteza e de aumento da poupança precaucional."

"Por outro lado, um prolongamento das políticas fiscais de resposta à pandemia que piore a trajetória fiscal do país, ou frustrações em relação à continuidade das reformas, podem elevar os prêmios de risco. O risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária."

 
Juro real negativo
 
O juro real é a diferença entre a taxa básica de juros e a inflação em um determinado período. Devemos observar que a previsão de inflação para 2021 apurada no relatório Focus do BACEN é de 3,4%. Portanto, seria algo muito improvável o país permanecer um segundo ano consecutivo com juro real negativo. O Brasil é historicamente um país que tem juro real positivo e está nas mãos do BACEN o quanto manter os estímulos monetários sem causar uma forte inflação ao demorar para subir a taxa básica de juros.
DADOS PARA VIAGEM
  • O número de investidores em Fundos Imobiliários (FIIs) no Brasil praticamente dobrou em 2020 em relação a 2019. Houve um salto de 645 mil para 1.1 milhão de investidores, em um mercado de R$ 108 bilhões.
  • Ressaltamos as fontes confiáveis de informações para acompanhamento da evolução da pandemia. Vamos deixar o link para o portal do Ministério da Saúde que compila todos os números de casos, mortes, separação por estados e etc no Brasil. Link aqui. Para dados sobre outros países, recomendamos o Our World In Data.
Blog Sharke

Já sabe como ver a carteira de um Fundo de Investimos? Além da nossa plataforma de análise também é possível ver detalhe, produto a produto, em que um fundo aplica o dinheiro via o portal da CVM. No link a seguir ensinamos como fazer isso. 
Fundos Sharke

No site temos a ferramenta de análise de fundos para lhe ajudar a investir. Você conhece o Claritas Institucional FIM? É um fundo de investimento com volatilidade anual histórica máxima de 1% de forma consistemente.
Sharke Investimentos: descomplicando a sua jornada de investimentos.

Acreditamos que investidores com informações embasadas em dados investem melhor. Utilizamos de uma abordagem de entrega de informações orientada a dados (data-driven). O Newsdata é uma curadoria de coleta de dados importantes para auxiliar nas escolhas de seus investimentos.
Website
Instagram
LinkedIn
Twitter
Facebook
Copyright © 2021 Sharke, All rights reserved.