Copy
Visualizar no navegador
ISSN 2318-1958

Número 08, 16 de Dezembro/2013

Rumo à inovação e renovação da gestão dos periódicos SciELO


A equipe do Programa SciELO deseja a todos os leitores do blog SciELO em Perspectiva Boas Festas e que o ano de 2014 seja pleno de realizações. A comemoração dos 15 anos de operação regular do SciELO em 2013 foi enriquecida pela ampla e profunda análise e debate dos seus acertos e avanços, das lições aprendidas, dos problemas que persistem assim como dos desafios e perspectivas futuras.

Destaques

A Conferência SciELO 15 Anos no Twitter


A Conferência Internacional SciELO 15 Anos foi um sucesso de público presencial, mas sua repercussão foi muito mais ampla devido às Mídias Sociais – canais eficientes na disseminação de informação que já são importantes ferramentas de divulgação científica e começam a ser úteis na avaliação da influência e impacto das pesquisas pelas novas altmétricas. Veja como foi o alcance do evento comemorativo no Twitter!

“To blog or not to blog”– o que está fazendo a academia


Quando se fala de blogs científicos, pensamos que são meios que priorizam a difusão dos resultados da atividade científica ao público em geral. Mas, aparentemente, não está ocorrendo este ideal de transferência de conhecimento científico aos cidadãos, ao invés, eles estão se convertendo em fóruns de debates internos entre colegas interessados em suas próprias carreiras profissionais, ou seja, blogs de cientistas para cientistas.

Dados Abertos: informação líquida, democracia, inovação… os tempos estão mudando


Os Dados Abertos estão mudando o ensino, a pesquisa e a tomada de decisões. O plano dos Governos Abertos registra mais de 385 catálogos em 40 países que oferecem mais de um milhão de data-sets abertos. Os DA somam-se ao Acesso Aberto, Software Livre e Creative Commons, em um processo de mudança mundial. Um recente relatório do McKinsey Global Institute revela que dispor de DA permitiria aumentar o PIB em trilhões de dólares.

Ética editorial e o problema do autoplágio


Se o autor copia um texto sem indicar o autor que o escreveu é considerado plágio, mas… o que acontece se você copiar suas próprias obras e não indicar? Autoplágio não é um crime de propriedade intelectual, mas é uma falta de ética na comunicação científica. É possível reutilizar seu próprio material? Até que ponto um trabalho pode ser incorporado a partes de trabalhos anteriores?

Entrevista com Atila Iamarino


As Redes Sociais têm adquirido importância crescente na comunicação da pesquisa científica. Uma das ferramentas clássicas das redes sociais são blogs de caráter científico. Questões relevantes sobre o uso dos blogs para comunicação científica são esclarecidas e discutidas nesta entrevista com Atila Iamarino publicada em áudio e texto. 
Share
Tweet
+1
Forward to Friend
 

Licença Creative Commons

O conteúdo dessa newsletter é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.