Copy
Visualizar no navegador
ISSN 2318-1958

Número 05, 15 de Setembro/2013

 


Falta um mês para a Conferência SciELO 15 Anos


O Programa da Conferência SciELO 15 Anos está finalizado, os painéis e as conferências definidos e os conferencistas confirmados. Veja a lista de apresentações, sua participação é importante. [Leia mais]

Destaques

Guia UNESCO faz revisão detalhada do Acesso Aberto


A UNESCO publicou recentemente o Guia para Políticas de Desenvolvimento e Promoção do Acesso Aberto, que tem como objetivo promover o acesso aberto nos países membros. O guia contribuiu para a compreensão dos aspectos mais relevantes do acesso aberto para que os países e suas instituições possam escolher políticas apropriadas e vinculá-las aos sistemas nacionais de pesquisa.

Integridade em pesquisa e o papel institucional: the time has come!


Ao destacar a importância da realização da 4ª Conferencia Mundial sobre Integridade na Pesquisa no Brasil em 2015, Sonia Vasconcelos realça o reconhecimento do Global Research Council à relevância da integridade científica no financiamento, produção e avaliação da pesquisa e vislumbra como possível o apoio das instituições para que a integridade científica passe também a fazer parte da cultura de formação de alunos de graduação e de pós-graduação.

Quanto custa publicar em acesso aberto?


A publicação em acesso aberto (AA) é a forma que se tornou consensual de prestar contas à sociedade dos recursos públicos empregados na pesquisa. A modalidade de AA não tem custo zero, embora seja mais econômica que as financiadas por assinaturas. Este post analisa o custeio da publicação em AA e apresenta modelos de negócios que se projetam como sustentáveis.

Entrevista com Susana I. Córdoba de Torresi


Susana I. Córdoba de Torresi, da Sociedade Brasileira de Química, discute a missão, realizações e desafios dos periódicos da Sociedade, desde seu ranqueamento pelo sistema nacional de Qualis até como o SciELO melhorou sua visibilidade.

Entrevista com Cicilia K. Peruzzo


Com 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil, qual é o balanço que se faz hoje, em relação às conquistas e desafios da área? Atualmente, são 64 cursos de Pós-Graduação no País, nos anos 80 eram 6 cursos. A Revista Intercom, primeiro periódico científico em Comunicação publicado em acesso aberto é um projeto editorial de fôlego que corresponde a uma parte importante desse processo de desenvolvimento da área.
Share
Tweet
+1
Forward to Friend
 

Licença Creative Commons

O conteúdo dessa newsletter é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.